De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Elaborando Projetos Sociais e Culturais
🚀Empreendedorismo para Criativos

Abrindo Empresa Criativa

Rose Meusburger16 de janeiro de 2017
WhatsApp

Elaborando Projetos

Canal Oficial no YouTube

Inscrever-se
644 views
40
WhatsApp

Orientações & Conteúdo da Aula

~4 min de leitura técnica (560 palavras)

Quando você decide abrir a sua empresa quais as leis que você precisa conhecer?

Dependendo do segmento há várias leis que precisam ser observadas. Neste vídeo a gente conta um pouco disso.

Você percebeu uma demanda, planejou o negócio e está pensando em ter o seu CNPJ.

A primeira coisa que você precisa fazer é definir que tipo de negócio será esse.

Uma associação sem fins lucrativos? Uma empresa? Que tipo de empresa?

Uma associação sem fins lucrativos não pode gerar lucro.

O lucro que ela gera tem que ser reinvestido na própria associação.

E esta pode não ser a melhor saída para o que você está pensando em realizar.

Se você vai abrir uma empresa precisa verificar com um contador quais são as leis a que você estará sujeito. Será que convém abrir uma empresa não enquadrada no Simples Nacional? Ou dependendo do negócio você pode ser MEI - Micro Empreendedor Individual? Será uma empresa que vai comercializar produtos ou vai prestar serviços?

Para cada uma há um enquadramento legal diferente. Para cada tipo de empresa há leis / regras a serem seguidas.

Além disso dependendo do segmento de atuação você vai precisar checar se há algo específico para ele.

No segmento alimentar ou que envolva a manipulação de alimentos existem regras rígidas e você precisa muitas vezes ter um selo de inspeção municipal, estadual ou mesmo federal dependendo de como e onde você vai comercializar o seu produto.

?As instalações onde a sua atividade vai acontecer precisa ter inspeção do corpo de bombeiros e recolher taxas municipais?

Se você vai trabalhar com a fabricação de produtos, mesmo que sejam artesanais precisa prestar atenção à manipulação de todos os itens que envolvam essa fabricação.

Muitas vezes você usa produtos que podem fazer mal à saúde e ventilação e prevenção contra incêndio pode ser importantes.

Se você vai gerar algum tipo de resíduo precisa estar atento ao impacto ambiental e se atende a legislação local ou mesmo federal.

E se você vai prestar algum tipo de serviço, vender conhecimento pode ser que você não precise de uma instalação específica ou nem mesmo gere resíduos, mas vai ter que checar a questão dos direitos autorais. Será que não existe alguém que detenha os direitos autorais sobre algum serviço que você queira também disponibilizar?

Por onde você for há sempre alguma regra a ser seguida. E se quiser estar dentro da lei e não sofrer qualquer tipo de penalidade tem que estar em ordem com o empreendimento que você vai levar adiante.

Ter orientação profissional para cumprir essa etapa para a implantação do seu empreendimento é importante.

Se gostou dessas informações dá um LIKE prá gente isso ajuda na divulgação.

Me conta qual é o seu novo empreendimento e como você está se organizando para esse desafio.

Se tiver dúvidas deixa nos comentários aqui embaixo ou manda um email para duvidas@elaborandoprojetos.com.br

Se ainda não se inscreveu no canal, sempre dá tempo, vai lá. Estamos falando também sobre Empreendedorismo Criativo e contando tudo sobre elaboração de projetos sociais e culturais. E não esquece de habilitar as notificações – lá no sininho - para você ser avisado de nossas atualizações!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************

Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:

▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/kJJID4x8HC8<br /> ▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos

▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos

▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos

▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos

**************************************************

Rose Meusburger

Rose Meusburger

Especialista em Gestão Cultural

Administradora, gestora cultural e fundadora do Elaborando Projetos. Mais de 20 anos de experiência orientando proponentes, artistas e organizações na aprovação e captação de recursos culturais.

Conhecer trajetória completa →
RM

Rose Meusburger

Gestora Cultural & Especialista

Mais de 20 anos capacitando agentes culturais, gestores públicos e dirigentes de ONGs em editais, SALIC e Leis de Incentivo em todo o Brasil.

Conheça a trajetória de Rose
Canal Oficial

Não perca nenhum edital ou nova regra cultural

Inscreva-se gratuitamente no canal e receba notificações a cada nova videoaula publicada.

Inscrever-se no YouTube