Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

5 Dicas Importantes para o MEI

352 visualizações

Sou MEI como administrar o meu empreendimento?
Você é MEI por circunstância e oportunidade. Tornou-se MEI porque era a saída para poder trabalhar e colocar as contas em dia.

5 Dicas importantes para que o Microempreendedor Individual entenda de uma vez por todas que ele é um Empreendedor, tem um CNPJ e que com isso ele ganha algumas obrigações.

1 - Dica um -
Como MEI vc tem uma única obrigação mensal. Pagar o DAS-MEI - O Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual (DAS-MEI) é como vc paga TODOS os impostos relativos a sua atividade e garante benefícios. O DAS reduz toda a burocracia porque todos os impostos - INSS, ISS e ICMS - estão todos nesse único valor mensal. Então coloque esse valor mensal nas suas obrigações regulares. Esse valor PRECISA estar nos seus custos fixos. Não pode esquecer de pagar porque com o atraso vc vai ter multas e juros para serem pagos a cada valor mensal atrasado.

2 - Dica dois
A partir do momento que vc está cadastrado no Portal do Empreendedor você tem um CNPJ. Isso significa que o seu CPF está vinculado ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Isso mesmo! O MEI é uma empresa! Vc PRECISA pensar como empreendedor. E separar as suas despesas pessoais das despesas do seu empreendimento é FUNDAMENTAL.
Para separar essas despesas é preciso começar anotando tudo em cadernos separados. Até porque vc PRECISA saber se está de fato ganhando ou perdendo dinheiro com o seu empreendimento. É muito comum o pequeno empreendedor confundir as despesas pessoais com as do negócio. Apesar de vc ser uma única pessoa atua em duas frentes. Atua dentro de casa com as suas despesas pessoais e com o seu empreendimento e suas compras específicas desde matéria prima, produtos, equipamentos, fornecedores.

3 - Dica três
Se vc é empreendedor precisa vender o que está produzindo. Se está fabricando um produto - qualquer produto - ou se está vendendo um serviço precisa ter uma vitrine. A vitrine para os seus produtos ou serviços pode ser física, mas pode ser virtual. De qualquer forma vc PRECISA planejar como e prá quem vai vender. Não dá para sair colocando cartazes em qualquer lugar. É preciso pensar muito onde e como esses cartazes vão ser colocados prá não perder dinheiro com os materiais que vc vai confeccionar. Além disso hoje vc conta com vitrines virtuais. A internet pode ser uma ferramenta importante para expor os seus produtos ou serviços. Mas também tem que se preparar e planejar isso.

4 - Dica quatro
Se vc está pensando em ampliar o negócio lembre-se que como MEI vc pode contratar somente um empregado. E vai ter que pagar a ele pelo menos um salário mínimo. Administrar as pessoas que vão trabalhar com vc de forma regular é importante. Mas você pode ter outros parceiros, fornecedores - também Microempreendedores - para que o seu empreendimento cresça de forma estruturada. De novo é o planejamento que vai fazer vc realizar tudo de forma organizada.

5 - Fica cinco
Financiamentos e empréstimos
Como MEI vc consegue financiamento para equipamentos que vc precise para o seu empreendimento e até empréstimos para que vc possa realizar mais. Mas preste muita atenção. Novamente é o planejamento que vai fazer vc entender se o financiamento ou empréstimo cabem no bolso do seu negócio. Não faça prestações contanto com um faturamento futuro que vc não sabe ao certo se vai acontecer. Tudo precisa ser muito planejado para não ficar inadimplente no meio do caminho.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/1Prlhzr_K-Q
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************