Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

5 Segredos da Elaboração de Projetos de Sucesso

732 visualizações

5 SEGREDOS DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS DE SUCESSO
Vou te contar alguns dos segredos da elaboração de projetos culturais de sucesso.
Fica comigo!

Tudo parece um bicho de sete cabeças e algumas pessoas vão dizer que É. E por isso mesmo que não se metem a fazer um projeto. Outros vão tentar surfar na onda de quem está dando certo e outros ainda querem tudo mastigado. Não querem ter o esforço de fazer.

1 - Bom esse é em essência o primeiro segredo. Não é difícil mas dá trabalho e muita gente quer tudo pronto!
Por mais que eu tenha mais de 500 vídeos no canal explicando prá vc como elaborar um projeto ainda tem gente que não quer nem assistir aos vídeos para aprender. Porque dá trabalho até mesmo assistir aos vídeos. Aí parece que quer tudo pronto! Não vai cair do céu. Se o projeto é seu se prepare e coloque a mão na massa. Se a ideia é boa FAÇA. Se vc não fizer alguém vai fazer.

2 - Segundo segredo! Não dá para ter um projeto - cultural ou não - sem ter o mínimo de planejamento. E isso também dá trabalho! É preciso pensar cada uma das etapas de realização. Não esquecer nenhum item necessário nesse processo. Colocar tudo numa planilha e num cronograma de trabalho. Fazer avaliação para saber qual a melhor maneira de viabilizar.
Mas a maioria quer ter a ideia e sair fazendo. Se vc é uma dessas pessoas, pare e repense sua forma de atuação. Pense em tudo o que já deu certo e em tudo o que já deu errado em sua vida. Porque algumas coisas deram mais certo do que outras? É provável que as que deram certo vc tenha "perdido mais tempo" pensando nela ou mesmo organizando prá que ela acontecesse. Infelizmente PLANEJAMENTO NÃO FAZ PARTE DO DNA do brasileiro. E aí dá no que dá. Muita coisa nas nossas vidas não dão certo por pura falta de planejamento.

3 - PLANILHAS DE CUSTOS - AH! As "malditas contas"... Então...As planilhas de custos e orçamento estão dentro do planejamento e precisam ser realizadas de maneira a atender de forma plena todas as atividades do projeto. Se vc esquecer um único item pode ser que terá que tirar dinheiro do bolso para pagar. Quem paga pelo erro é sempre o dono do projeto. E além de tudo é preciso que as planilhas, os valores sejam pensados com valores de mercado. Alguns poderão dizer assim: "Vou colocar umas "gordurinhas" porque se o orçamento for cortado na lei x ou y… Prá que colocar "gordurinhas"? O que significa isso? Significa que vc está enganando quem? As planilhas e seus valores PRECISAM estar atualizados e com valores de mercado. Deve atender o projeto na sua integridade. Se houver cortes ainda é possível entrar com recurso e esclarecer eventuais cortes equivocados (até porque eles acontecem mesmo). E na hora de realizar o projeto é a PLANILHA DE CUSTOS que será a régua do seu projeto.

4 - ORGANIZAÇÃO - A organização dentro do projeto é um dos segredos para que ele aconteça sem confusões, trocas, erros. Com organização o administrador do projeto pode inclusive delegar parte das atividades e supervisionar o projeto. Organizar significa ter as pessoas certas nos lugares certos, ter os equipamentos e materiais adequados para realizar as atividades. Quando não se organiza tudo acontece de forma atropelada, sem ordem, sem uma cabeça responsável. A organização faz inclusive o tempo ser suficiente para todas as etapas.

5 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - Ter um cronograma das atividades faz parte da organização e do planejamento. O cronograma é um documento físico - visual. É nesse documento que todas as etapas de trabalho de um projeto estão organizadas de forma cronológica. A pré-produção vem antes da produção que vem antes da pós produção. Divulgação, contratações, pagamentos, ensaios, manutenção de equipamentos, assessorias, prestação de contas estão nesse cronograma de forma detalhada. Quem domina todas as etapas pode colocar somente os nomes delas no cronograma. Mas o ideal é ter tudo detalhado para que qualquer pessoa consiga entender os processos e cada uma das etapas do projeto.

Quem está dando certo é porque colocou a mão na massa, se planejou, tem as planilhas e os custos claros. Está tudo organizado para fazer de forma eficiente e além de tudo ninguém atropela ninguém porque tem um cronograma onde está tudo detalhado.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Mluue_UVavY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************