Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Acessibilidade na Lei Rouanet

571 visualizações

O que é acessibilidade em projetos da lei rouanet?

Dependendo do tipo de projeto é quase que impossível prever a acessibilidade do público. Mas cada vez mais é preciso pensar como fazer o seu produto cultural chegar a públicos distintos criando alternativas e fazendo com que ele seja acessível.
Um projeto de teatro que aconteça em parques não consegue prever acesso irrestrito a qualquer pessoa porque muitas vezes o próprio parque tem limitações.
Mas é responsabilidade do proponente checar isso e verificar como fazer o projeto ser mais acessível.
E se as apresentações contassem com intérprete de libras fazendo com que surdos pudessem desfrutar do conteúdo das performances?
É responsabilidade do proponente ainda garantir que o teatro onde o espetáculo vai ser apresentado atenda a legislação para acesso de cadeirantes por exemplo.
Claro que a responsabilidade do proponente não vai cair sobre a administração do teatro. Mas como proponentes podemos escolher em que teatro queremos apresentar nosso projeto.
E vamos escolher aqueles que estejam atendendo à legislação quanto aos requisitos da acessibilidade.
Você pode pensar em incluir para a sua exposição de arte o serviço de monitores especializados em atender públicos com necessidades especiais.
Imagina uma exposição que atenda autistas ou surdos ou ainda cegos com um serviço especializado de monitoria.
E você pode achar que isso é caro, ou que vai ter problemas para pagar essa conta.
Saiba que todos os valores necessários à execução desses serviços podem e devem estar nas planilhas de custos do seu projeto.
E saiba também que muitos patrocinadores estão olhando de maneira mais especial para projetos que estejam realizando esses atendimentos diferenciados.
Claro que os técnicos do MinC vão analisar tudo isso e você está sujeito ainda a aprovação de todos os itens do seu orçamento. Mas pense que tudo isso pode ser considerado um diferencial no seu projeto em relação a outros projetos.
Pensar na acessibilidade para o seu produto cultural não é item obrigatório, mas faz toda a diferença quando você pode possibilitar o acesso a mais pessoas.
Pense nisso!


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/EGjXjuvFYIc
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************