Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Captar 10% para Seguir para Análise Técnica?

674 visualizações

Porque agora os projetos PRECISAM captar 10% do seu valor para poder seguir para análise técnica?
Fica comigo!

Até o início de 2017 qualquer proponente que inscrevesse um projeto na Lei Rouanet já sabia que teria uma batalha para poder viabilizar o seu projeto. Cerca de somente 20% dos projetos aprovados pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura eram efetivamente viabilizados financeiramente.
Isso significava que ao inscrever seu projeto você não tinha a garantia de que ele de fato iria acontecer. Você poderia ser um dos 20 felizardos em 100 e conseguir de fato realizar sua atividade.
Levando-se em consideração que uma Comissão de Análise de Projetos era constituída regularmente para analisar uma quantidade grande de projetos que não seria viabilizada é que o MinC decidiu inverter um pouco a situação.
Assim ao inscrever o seu projeto o proponente PRECISA vislumbrar a possibilidade dele receber de fato verbas de um patrocinador. A primeira análise que o projeto recebe no MinC já homologa ele para a captação de recursos. E só depois do proponente realizar a lição de casa dele conseguindo pelo menos dez porcento do valor total do projeto é que ele vai seguir para uma análise técnica.
Claro que isso diminui e muito o trabalho dos técnicos. Eles terão que analisar projetos que tem capacidade de aportes financeiros e de realização.
Nesse momento o proponente ainda tem chances de pedir alterações no projeto porque entre a primeira aprovação e a efetiva viabilização pode passar muito tempo e o proponente precisará fazer ajustes tanto em cronograma como na planilha de custos.
Enfim, não tenho certeza se essa alteração vai fazer bem para a comunidade cultural. Muitos proponentes inscrevem projetos para poderem ter um “selo" um “aval" sobre o trabalho. O selo de aprovação da Lei Rouanet pode ajudar o projeto acontecer mesmo sem verbas de patrocinadores porque ele ganharia uma maior confiabilidade.
Vamos aguardar e acompanhar o andamento dessa dessa alteração.

Link Importante!
▶ http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/instrucao-normativa-rouanet-2017/10883


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Id7D1rQ5zZA
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************