Como Atender e Vender Online – Marketing Digital – 14
Quando não se tinha a comunicação on-line você tinha que preparar um documento, imprimir e colocar no correio ou entregar pessoalmente. A tecnologia e as ferramentas de comunicação que temos hoje faz com que você possa entregar um orçamento em poucas horas.
Seu cliente não vai ficar esperando por dias uma resposta. Ele não quer ficar esperando!
Se você demorar muito, outra empresa vai colocar o orçamento e fechar o contrato na sua frente.
Se o seu empreendimento depende exclusivamente de você, esse atendimento pode e deve ser monitorado um a um. Checar se o cliente recebeu e abriu o seu email é importante.
Se você tem uma equipe trabalhando com você, vai ter que unificar a forma de comunicação. Todos têm que falar a mesma coisa.
Ter formulários padrão para a apresentação de orçamentos e propostas pode ser importante.
Quando não se tinha toda a tecnologia que temos hoje, todos os controles eram manuscritos, colocados em cadernos e monitorados.
Hoje é possível você ter tudo na tela do computador, em programas e aplicativos de fácil acesso e fácil operação. Toda essa tecnologia está ao alcance de qualquer empreendedor.
Você pode procurar online por aplicativos que facilitem a sua comunicação com o seu cliente. Aplicativos que monitorem inclusive o atendimento e com formulários que possam dar retorno para você de toda a experiência do seu cliente com a sua empresa.
É importante você estar preparado para isso e capacitar os seus colaboradores que estão no atendimento direto ao cliente. Um bom colaborador pode inclusive influenciar as escolhas do cliente aumentando assim suas vendas. Mas mesmo um colaborador, um membro da equipe que não esteja diretamente ligado às vendas ou à experiência direta com o cliente precisa estar treinado.
Uma experiência não muito boa do seu cliente com qualquer membro da sua equipe pode colocar o empreendimento em risco e você perder o cliente.
Toda a tecnologia que temos disponível pode ajudar e muito em todos esses relacionamentos, controles, retornos, relatórios e melhorias para o empreendimento.
Mas nem toda a tecnologia do mundo ainda é capaz de ter um contato olho no olho que gere a confiança necessária para que você possa fidelizar o seu cliente.
Muitas vezes investimos pesado em ter aplicativos para todos os controles e esquecemos do fundamental. Esquecemos do treinamento da equipe. Ainda é a experiência que pode fidelizar o cliente.
É o atendimento personalizado que pode fazer toda a diferença.
Muitas empresas estão investindo em IA para que o atendimento seja feito por robôs. E você com certeza já teve a experiência de tentar conseguir uma informação e na ligação ou na mensagem do whatsapp tem um robô te respondendo. Esse contato com as máquinas é cada vez mais comum. E também cada vez mais comum que as empresas pensem na humanização do atendimento porque muitas já perceberam que podem estar perdendo ao invéz de aumentar a clientela.
Quando falamos de colocação de produtos culturais no mercado, alguns deles podem sim se valer de serviços online para vendas. Assim espetáculos de teatro, dança, música, shows têm excelentes resultados usando as mais variadas plataformas de vendas de ingressos.
Mas se você é um artista que ministra aulas de violão ou um professor de artes plásticas como vai colocar o seus serviços na internet?
Bom, você pode preparar com a ajuda de alguns aplicativos um material de divulgação que dê conta de apresentar o seu trabalho. Um material que contenha todas as informações e um link que leve ou para o seu site – onde a pessoa interessada vai encontrar mais informações, ou ela já seja direcionada para uma ficha de inscrição.
Com alguns dados – que você vai conseguir nessa ficha de inscrição – pode fazer contato com a pessoa interessada na sua aula, no seu serviço. E após o contato – que pode ser por telefone, email ou whatsapp você fecha a venda. O aluno paga pela aula e você marca a agenda de aulas. Dependendo do serviço você apresenta um contrato para assinatura, inicia os trabalhos e o cliente paga pelo trabalho que você executou.
Parece tudo muito fácil, muito simples. Mas para realizar todas essas atividades é necessário preparação, organização, planejamento. Estar preparado para vender online é também uma arte.
E dependendo das estratégias que você pensou para o seu MKT digital vc lança mão de uma ou mais platafomas de divulgação.
Pense em se especializar no tema ou caso você não queira, ou não tenha a menor aptidão para esse trabalho, pense em contratar alguém que cuide de todas essas etapas de venda prá você.
Parcerias podem ser interessantes! Você pode acertar uma porcentagem sobre as vendas com alguém que vai te ajudar com esse trabalho.
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