Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Organizar o Aprendizado Nos Coletivos

852 visualizações

Se aprender já é difícil o que dirá organizar o aprendizado no coletivo?
Fica comigo…

José Antônio Rosa Ex-executivo de empresa internacional de consultoria e educação gerencial (American Management Association), tornou-se consultor em 1986 e professor de MBA em 1990 publicou informações importantes sobre o aprendizado que compartilho agora com você.
Fala-se muito em gestão do conhecimento, organização do aprendizado e coisas parecidas. A ideia é que empresas, associações e até coletivos podem ser mais inteligentes e tomar melhores decisões resolvendo de modo mais eficiente seus problemas, se adotar processos adequados de criação, partilha e uso do conhecimento.
O mesmo pode valer para pequenos grupos a até dentro da sua própria família. . É só criar o clima certo para que cada um dos membros do pequeno grupo possa aprender, ensinar e usar adequadamente o conhecimento.
Mas esse é o problema. Como fazer as pessoas entenderem a importância do conhecimento para que se fortaleçam e levem adiante seus projetos.
Segundo o Professor José Antônio Rosa existem pelo menos cinco condições para a melhoria do aprendizado em grupo que eu comento agora.
1 – Perceber que o conhecimento está na raiz das decisões e ações eficientes. O primeiro ponto é valorizar o conhecimento, abandonando práticas supersticiosas, tradições desatualizadas e inquestionadas, crendices.
Aqui acrescento que muitas vezes acreditamos mais nas notícias falsas que circulam nos grupos do que ir à busca da verdade.
2 – Promover a valorização do conhecimento no interior do grupo.
É importante que as pessoas que detenham conhecimento possam compartilhar livremente dentro do grupo e serem valorizadas por isso. Muitas vezes quem detém o conhecimento não é exatamente o que estudou mais ou tem um doutorado. Valorizar o conhecimento de todos os membros do grupo é importante.
3 – Reservar um tempo para buscar conhecimento para aplicar nas tarefas do grupo. Ir além. Ir em busca desse conhecimento é importante porque pode trazer cada vez mais força ao grupo
4 – Compartilhar o conhecimento recebido.
Não basta ir em busca do conhecimento. É preciso trazer o que se aprendeu para dentro do grupo compartilhando as informações. Quando mais se compartilha mais se aprende.
5 – Buscar apoio de pessoas de fora que possam trazer boas contribuições.
Não ficar restrito à bolha do grupo é importante. Muitas vezes por não sair da bolha acabamos por criar conceitos que não correspondem à realidade. Trazer profissionais ou qualquer pessoa que possa contribuir com a melhoria do conhecimento do grupo é importante. Podemos encontrar pessoas que tragam boas contribuições em canais virtuais, outros grupos e dentro da própria rede que o coletivo constituiu.
6 – Aplicar o conhecimento e acompanhar os resultados, por meio de discussões em grupo.
Não basta ouvir. Todo conhecimento precisa se transformar em ação. E isso só acontece quando trocamos esse conhecimento através de debates e conversas dentro do grupo.

Com essas dicas do Professor acredito também que todo o grupo cresce e cada indivíduo cresce também.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/VNDxai1QdZA
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************