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Como Perder um Cliente em Três Passos?

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Como perder um cliente em três passos!

Se tem uma coisa que me deixa muito triste é ver um profissional extremamente competente que até consegue vender bem o seu peixe mas não consegue dar continuidade ao atendimento ao cliente de forma competente.
Imagina que você é um designer com certo reconhecimento no mercado e acabou de receber um telefonema de um novo cliente – que você não conhece. O que você faz?
a – Atende prontamente, marca uma reunião, chega no horário e faz o primeiro contato.
b – Atende prontamente, marca uma reunião, não consegue chegar no horário e não liga para avisar.
c – Atende prontamente, marca uma reunião, chega atrasado e durante o encontro fica olhando no relógio porque tem outra reunião importante.
Espero que você tenha escolhido a letra A. Porque se você é daqueles que tem pontualidade brasileira e não consegue dar a devida atenção ao seu novo cliente você pode ter perdido no primeiro contato.

Agora pense que você escolheu a letra A. Fez tudo certo no primeiro contato e o cliente te pede uma proposta de trabalho e você:
a – Esquece a solicitação e quando lembra manda um email pedindo desculpas e informa que vai encaminhar em uma semana;
b – Chega em casa, prepara a proposta e encaminha em seguida com um email de agradecimento e solicitando que o cliente acuse o recebimento;
c -Chega em casa, começa a preparar a proposta e percebe que precisa de mais informações para poder finalizar e só encaminha essa solicitação uma semana depois prá não incomodar o cliente e enviar a proposta completa.
Bom, nesse caso espero que você seja um profissional competente a ponto de ter propostas semi prontas. Afinal você está tanto tempo no mercado que escrever uma proposta de trabalho e encaminhar não é complicado. E espero também que você tenha um checklist para não esquecer de perguntar nada na primeira reunião. Nos dias de hoje as pessoas querem resultados rápidos. Se você demorar para encaminhar uma proposta pode ter perdido um cliente.

Mas você fez tudo certo. Perguntas certas, proposta encaminhada e o cliente está querendo fechar o serviço com você. Ele pede que você encaminhe uma minuta de contrato. E você:
a – Informa que vai preparar e que vai demorar pelo menos uma semana para encaminhar essa minuta;
b – Prepara a minuta – até porque você já tem modelos pré-formatados prá isso e encaminha de um dia pro outro;
c – Solicita todos os dados do cliente para incluir na minuta e tenta acomodar a forma de pagamento de maneira que você não fique prejudicado na demora em receber pelo serviço.

Antes de encaminhar a minuta eu espero que você já tenha negociado com o cliente inclusive a forma de pagamento e tenha chegado a um bom termo atendendo tanto a melhor maneira para o cliente quanto para você. Lembre-se que uma minuta é uma espécie de rascunho que ambas as partes precisam analisar e concordar com os termos para só depois finalizar, assinar, reconhecer firma para que o serviço possa ser executado e os valores pagos exatamente como negociado. Não precisa para escrever a minuta de todos os dados do cliente. Precisa das condições que foram negociadas.

Se você não for assertivo nessa negociação pode estar perdendo um cliente.

Porque e como inovar!
https://youtu.be/W_8GVFRAaR4

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