De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Elaborando Projetos Sociais e Culturais
📖 Elaborando Projetos

Cultura Gera Futuro

Rose Meusburger27 de março de 2018
WhatsApp

Elaborando Projetos

Canal Oficial no YouTube

Inscrever-se
1.046 views
85
WhatsApp

Orientações & Conteúdo da Aula

~3 min de leitura técnica (529 palavras)

A cultura em qualquer lugar do mundo tem uma importância econômica que no Brasil parece que ainda não foi descoberta.

Fica comigo que hoje o assunto é a diferença e o potencial da cultura brasileira.

As atividades culturais e criativas na Inglaterra tem provocado desenvolvimento que é constatado através de políticas públicas fortes e de uma comunidade cultural atenta. Alguém lembra da abertura das Olimpíadas de Londres? Quantas e quais atividades criativas e culturais foram demonstradas naquela abertura?

No Brasil lembro que a cultura já responde por quase 3% do PIB. Ela gera um milhão de empregos diretos. Duzentas mil empresas e instituições atuam nesse setor gerando mais de dez bilhões de impostos. Essa arrecadação é maior do que a arrecadação da indústria de eletroeletrônicos.

O Brasil tem a sua música reconhecida internacionalmente e já existem espetáculos teatrais brasileiros estreando na Europa antes de estrear por aqui. Toda essa indústria cultural tem um grande potencial de geração de ocupação e renda e inclusão e sem gerar impactos ambientais.

Mas nada disso pode continuar a se expandir sem o apoio do poder público através de políticas públicas para o setor. E também da participação da comunidade cultural nesses processos.

Ainda há um vasto potencial de crescimento. Estudo recente da consultoria Pricewaterhouse Coopers estima em 4,6% ao ano a taxa média de expansão do setor nos próximos cinco anos, isso é acima da previsão para o conjunto da economia.

Políticas públicas para a cultura precisam ser vistas pela sociedade como um todo e fomentada pelo poder público. Ações de desenvolvimento econômico de um setor que ainda não está amplamente mapeado mas que contribui com o país podem e devem ser fomentadas por gestores públicos.

A cultura tem alto poder de gerar renda, emprego, inclusão.

Com base nessas premissas é que o Ministério da Cultura lançou neste ano de 2018 a Campanha Cultura Gera Futuro.

E o meu canal está engajado também por acreditar que temos em mãos uma forma de fazer do Brasil um lugar melhor para se viver.

Todas as ferramentas que temos no momento: Leis de Incentivo, Sistema Nacional de Cultura através dos Conselhos de Cultura espalhados pelo país são fortes o suficiente para fazer a diferença.

Erra quem diz que Incentivar a Cultura renunciando a impostos é tirar do básico que a população precisa.

A cultura faz a diferença no básico. Com ações culturais podemos diminuir a violência, incluir populações, melhorar a saúde de um povo e melhorar sua auto-estima.

Há no Brasil incentivos variados em diversas áreas. É é também importante lembrar que incentivos à cultura (Lei Rouanet, Lei do Audiovisual) somam apenas 0,64% do total dos incentivos que são concedidos em nível federal. Há muito incentivo para a indústria, para o agronegócio e é ainda muito pouco o que temos para a cultura. E esse pouco é fundamental.

O que nos faltam são dados. Precisamos saber onde estamos para desenhar o futuro. E é nessa ação que o Ministério da Cultura está empenhado no momento.

**************************************************

Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:

▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/M86qrsvM_Vw<br /> ▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos

▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos

▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos

▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos

**************************************************

Rose Meusburger

Rose Meusburger

Especialista em Gestão Cultural

Administradora, gestora cultural e fundadora do Elaborando Projetos. Mais de 20 anos de experiência orientando proponentes, artistas e organizações na aprovação e captação de recursos culturais.

Conhecer trajetória completa →
RM

Rose Meusburger

Gestora Cultural & Especialista

Mais de 20 anos capacitando agentes culturais, gestores públicos e dirigentes de ONGs em editais, SALIC e Leis de Incentivo em todo o Brasil.

Conheça a trajetória de Rose
Canal Oficial

Não perca nenhum edital ou nova regra cultural

Inscreva-se gratuitamente no canal e receba notificações a cada nova videoaula publicada.

Inscrever-se no YouTube