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Declaração de Intenção de Patrocínio

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Prá que serve uma Declaração de Intenção de Patrocínio? Faz diferença ter ou não essa declaração?

Muito se fala de patrocínios, patrocinadores, leis de incentivo. E nos últimos tempos as leis de incentivo, principalmente a Lei Rouanet, foram demonizadas.
Todas as leis de alguma forma tem previstas tanto a democratização de acesso como a acessibilidade. Mesmo os mega projetos precisam pensar o alcance do produto cultural.
Mas sabemos que o grande problema desses projetos é de fato a captação de recursos. Ter um projeto bacana, aprovado numa lei de incentivo é só a primeira etapa. Chegar no patrocinador e conseguir que ele invista no projeto é a parte mais difícil de todas as etapas a serem cumpridas, mesmo para os projetos das celebridades.
Por isso mesmo as leis de incentivo entendendo essa dificuldade tem previsão de atendimento diferenciado a projetos que de alguma forma já tenham algum potencial patrocinador interessado nele.
Muitas vezes ao contar o projeto para amigos e dentro da nossa rede de relacionamento conseguimos que um patrocinador fique interessado em investir. E uma carta desse patrocinador demonstrando esse interesse pode agilizar a análise do projeto pelas comissões e técnicos.
Você pode ter mais de um patrocinador interessado no seu projeto mesmo antes dele ser apresentado para as leis de incentivo? Pode e cartas deles podem ser anexadas aos documentos que serão analisados.
Mas sabemos que isso é bem difícil de se conseguir de forma antecipada.
Você assinaria um documento se comprometendo em comprar um produto só de ouvir falar sobre ele, sem ter visto alguma vez esse produto?
Ter uma declaração de intenção de patrocínio não significa obrigação de patrocinar. Significa que existe uma empresa interessada no seu projeto.
Estar com o seu projeto aprovado numa lei cultural não garante que você será patrocinado. Não existe obrigação alguma por parte das empresas com os projetos aprovados. Essa obrigação só ocorre após a publicação do projeto no Diário Oficial, após a negociação do proponente "dono do projeto" com a empresa patrocinadora e só após o contrato de patrocínio estar efetivamente assinado com todas as condições estabelecidas nele.
Portanto ter uma, duas ou três cartas de intenção de patrocínio pode sim ajudar a acelerar a análise do projeto, mas não é garantia de que o patrocinador estará com você e tudo depende de como você trabalhou essa negociação.

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