Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Distribuição Gratuita de Produtos Culturais

476 visualizações

Distribuição gratuita de produtos culturais
Posso distribuir todos os produtos que eu fizer com o meu projeto que recebeu verba via lei de incentivo?
O que devo fazer? Fica comigo que eu vou explicar!

Todo projeto cultural que seja viabilizado através de leis de incentivo pode e deve distribuir seus produtos.
Mas para você distribuir há algumas regras que você precisa seguir.
Se o seu projeto estiver inscrito na Lei Rouanet você poder comprometer pelo menos 10% dos ingressos ou produtos culturais com distribuição gratuita à população. Neste caso precisa decidir que população é essa que receberá esses ingressos. Qual a estratégia de distribuição. Vai entregar tudo numa associação sem fins lucrativos e ela distribui? Vai entregar um a um e aproveitar para divulgar o seu espetáculo?
Até 10% dos ingressos ou produtos culturais você pode comprometer com as ações de promoção do seu evento ou espetáculo. Você pode entregar essa quantidade para convidados, pessoas que possam divulgar depois a sua atividade / espetáculo. Enfim você como proponente pode ficar com até 10% para as ações que vão promover o seu projeto.
Até 10% dos ingressos ou produtos culturais você pode entregar para o patrocinador. E ele dará o destino que quiser. Poderá distribuir entre os funcionários, amigos, fornecedores ou clientes.
Pelo menos 20% dos ingressos ou produtos culturais você pode vender a valores que não ultrapassem o valor mensal do VALE CULTURA.
Outros 50% você pode vender a seu critério - como proponente - desde que o preço médio do ingresso ou produto cultural não ultrapasse três vezes o valor mensal do VALE CULTURA.
Lembro que o valor mensal do VALE CULTURA hoje é de R$ 50,00 e vou deixar um link na descrição do video para você saber mais sobre esse assunto.
Se o seu projeto foi inteiramente financiado com verbas de incentivo fiscal e todas as contas estão sendo pagas com essas verbas não vejo porque ter que vender ingressos ou o produto cultural. Você pode - se quiser - distribuir tudo gratuitamente. Afinal as contas estão sendo pagas por algum patrocinador que se beneficiou das leis de incentivo.
Mas também sei que muitas vezes o projeto não consegue ser inteiramente viabilizado com verbas de patrocinadores e é preciso ter alguma bilheteria ou arrecadação com os produtos culturais para que as contas fechem.
O que não dá para fazer é contar exclusivamente com a bilheteria para que se paguem as contas. Você sabe que nem o teatro consegue viver com bilheteria e tão pouco o musico consegue pagar suas contas com a venda de CD’s.
A Distribuição gratuita é importante e precisa inclusive ser documentada.
Se você se comprometeu em distribuir vai precisar comprovar essa distribuição para a prestação de contas do seu projeto. É importante portanto documentar essa distribuição gratuita.
Você comprova isso com o borderô do seu espetáculo. Cópias dos ingressos impressos podem ser juntadas e também Cartas de declaração das instituições que receberam os ingressos ou produtos culturais. Não deixe de documentar.

Vale Cultura - http://www.cultura.gov.br/valecultura


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/RhrhElcw_js
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************