Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

E-commerce Para Artesão

269 visualizações

E-commerce para artesão
Ter ou não uma loja na internet?
Isso é bom ou ruim?

Para ter uma loja na internet basta construir um site? Infelizmente não.
Mas vc tem alternativas mais simples para vender seus produtos pela internet. Pode ter uma página no facebook, fazer contatos e vender pontualmente os seus produtos artesanais. Lembre-se que além de colocar fotos bacanas e com qualidade vc precisa preparar todo o atendimento do seu cliente pela internet.
Há uma logística que você precisa pensar.
Colocou o produto na vitrine internet mas não pensou sequer na forma de pagamento?
Como o seu cliente vai pagar para receber o produto. Será que ele vai confiar em você e depositar o dinheiro na sua conta antes de receber o produto? Ele confia tanto a ponto de mandar dinheiro assim? Lembre-se que outras formas de pagamento podem ser mais seguras e o seu cliente se sentir mais confortável em pagar com cartão de crédito por exemplo.
Como você vai lidar com uma eventual devolução? Há leis que garantem a devolução do dinheiro caso o cliente se arrependa da compra. E como vc vai fazer se precisar devolver o dinheiro e como vc providencia a devolução do produto?
Conheça o Código de Defesa do Consumidor.
Espera-se que o produto seja exatamente como o da foto. Mas sabemos que não existem dois produtos artesanais idênticos.
Mas suponhamos que você já está colocando as fotos dos produtos na internet e está vendendo, recebendo os pagamentos através de depósito na sua conta do banco e entregando pelos correios.
Mas e se você receber uma encomenda grande do mesmo produto. Terá capacidade para produzir uma quantidade maior? Que prazo você vai dar para o seu cliente para entregar o produto na quantidade que ele pediu? Consegue entregar 500 unidades de um mesmo produto sem grandes diferenças entre as unidades?
A logística que envolve a colocação de produtos no mercado usando um site, um e-commerce próprio ou mesmo as mídias sociais como o facebook, pode ser complicada para se administrar. Sabemos que existem plataformas onde vc pode colocar a foto e a descrição do produto e a plataforma vai providenciar a visibilidade que vc precisa, mas e as entregas como ficam?
Administrar os pagamentos e entregas, eventuais devoluções, queixas, trocas, etc pode ser o maior trabalho com que o artesão vai precisar ter.
Portanto se você quer de fato vender produtos na internet execute um planejamento estratégico, organize a logística de venda, distribuição e controle para poder crescer mais a cada dia.
Um planejamento detalhado pode fazer toda a diferença!

Cartilha do Consumidor - PROCON
http://www.procon.al.gov.br/legislacao/cartilhadoconsumidor.pdf


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/05bB7vtL7AE
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************