Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

E Sports, Rock In Rio, Inhotim e Influenciadores Digitais

276 visualizações

E-sports / rock in rio / influenciadores digitais / inhotim – O que eles têm em comum?
Parece até que e-sports, o rock in rio, os influenciadores digitais e o museu Inhotim não têm nada a ver um com o outro.
Mas e se eu disser para você que todos eles estão dentro de um segmento chamado economia criativa?
A Economia Criativa acontece quando produtos ou serviços provocam desenvolvimento e geram ocupação e renda em segmentos ou regiões específicos tendo como base o conhecimento, a inovação, a tecnologia e a criatividade. E isso tem acontecido com os quatro segmentos mencionados.
Vejamos então cada um e o que eles tem provocado de impacto.
O E-SPORT é uma modalidade esportiva virtual onde os competidores devem vencer etapas e adversários no mundo virtual. Essa modalidade usa como ferramenta os jogos eletrônicos, inovação e tecnologia. Tudo isso junto e misturado fazem do segmento uma febre mundial gerando ocupação e renda de e-esportistas numa faixa etária prioritariamente de jovens até 25 anos. Além disso, as competições apesar de virtuais em boa parte do tempo podem acontecer em encontros mundiais.
Como um grande festival a competição atrai público movendo equipamentos como hotéis, transporte e espaços físicos. No Brasil a 11a. Edição em 2018 da BGS – que já é a maior feira de jogos eletrônicos da América Latina – recebeu 320 marcas entre grandes desenvolvedoras, fabricantes de produtos e periféricos criados especialmente para os gamers e estúdios independentes.
O Rock In Rio tem acontecido desde 1985. A primeira edição aconteceu no Rio de Janeiro – de onde vem o nome – e ganhou o mundo. É o maior festival musical do mundo. Além das maiores e mais famosas bandas, há espaço para apresentação de novatos. A cadeia produtiva de um festival desse tamanho pode envolver técnicos especialistas em som, luz, projeção, engenheiros, equipe de seguranças e vendas, socorristas, ambulâncias e hospitais, trade turístico englobando os hotéis na cidade ou região onde o festival acontece, além de restaurantes. Não é possível pensar um RIR sem pensar a mobilidade urbana. O ir e vir do público pode injetar verbas consideráveis na região onde ele acontecer. E o Rock in Rio tem-se inovado ao longo dos tempos com novos encontros e eventos agora com foco em conhecimento no Humanorama.
Já os influenciadores digitais são todas as pessoas que se destacam no mundo virtual, principalmente pelo conteúdo que estão compartilhando nas mídias sociais – facebook, instagram, youtube. São capazes de mobilizar rapidamente uma legião de pessoas uma vez que seu público é constituído por seguidores. Os influenciadores digitais são capazes de esgotar um determinado produto a partir do momento em que aliarem o seu nome a determinadas marcas. Podem provocar impacto positivo mobilizando o seu público. São figuras disputadas por departamentos de marketing pelo grande poder de influenciar pessoas. Marcas aliadas a determinados influenciadores estão gerando mais vendas e consequentemente provocando desenvolvimento.
E o Instituto INHOTIM? É bom que você saiba que o Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Está localizado em Brumadinho, uma cidade com 38 mil habitantes, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte. E Brumadinho não era nada até que Inhotim nasceu. Veja o que um empreendimento focado em arte contemporânea é capaz de fazer pelo desenvolvimento local.
Vou deixar os links dessas iniciativas na descrição do vídeo. Assim você pode aprender um pouco mais sobre essa tal economia criativa e esse mundo de inovação, tecnologia e desenvolvimento envolvido nos segmentos.
É isso! Se gostou do vídeo, dá um like para eu saber que você gostou mesmo! Dê uma garimpada no canal porque suas dúvidas já podem ter sido atendidas em todo o conteúdo que já está disponível! Compartilhe com quem precisa da informação! A gente se vê!

E-Sports
▶ http://cbesports.com.br/esports/esports-o-que-sao/

Rock In Rio
▶ https://festival.rockinriohumanorama.com/

Instituto Inhotim
▶ https://www.inhotim.org.br/

Influenciadores Digitais
▶ https://www.tecmundo.com.br/internet/216523-influenciadores-digitais-saiba-profissao.htm

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/DDaa7jE8Qps
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************