Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Erradicação da Pobreza

970 visualizações

Meta 1 ODS
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares pode ser uma ação da sua instituição.
Fica comigo que hoje vamos falar de ODS e o terceiro setor.

A Agenda 21 instituída por lideranças e sociedade civil do mundo todo em 1992 é um documento e marco que deu diretrizes para melhorar a qualidade de vida no planeta terra.
Objetivos e metas que vários países implementaram.
Em reuniões seguintes foram estabelecidos outros objetivos, primeiro na Agenda 2015 e agora mais recentemente a agenda 2030. Essas agendas dão um norte para que cada cidadão, cada agente social, cada política pública possa ser pensada. E sempre com a meta de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta em que vivemos.
Assim o primeiro objetivo da agenda 2030 deve acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares.
E estabelece alguns pontos para nos ajudar a cumprir essa meta como por exemplo
que Até 2030, devamos construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais.
Estas são orientações estabelecidas que podem ajudar qualquer associação sem fins lucrativos a desenhar seus programas e projetos para atender a sua comunidade.
Essas premissas podem ajudar a sua instituição a viabilizar esses projetos junto a empresas patrocinadores uma vez que boa parte delas pode estar procurando por ações como esta para atender os seus relatórios de sustentabilidade e relatórios de ações em prol de qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
A primeira meta do ODS ainda diz que é preciso
1.a Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões

E ainda – 1.b Criar marcos políticos sólidos em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis a gênero, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.

A Agenda 2030 nos dá pistas de como podemos atuar em cada uma das metas. Essa é só a meta número um.
No Brasil com os cortes ao Bolsa Família hoje temos 13 milhões e meio de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza. Ao invés de fortalecer o programa ele sofreu recentemente corte. A cada um real investido no bolsa família voltam para a economia um real e meio. Não dá prá entender porque o programa não é valorizado.
E eu só não entendo ainda porque uma parcela da humanidade possa achar que acabar com a pobreza deva ser considerada como uma conspiração para acabar com o mundo.
É isso!

Link ODS
▶ https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Meta 1 – ODS
▶ https://nacoesunidas.org/pos2015/ods1/

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/siDsiPHyGgk
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************