Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Erros de Português – Erros em Nossa Comunicação

311 visualizações

E é o roteiro que faz com que a mensagem chegue clara prá você.
Além disso, recebo diariamente uma centena de comentários nos vídeos. Muitos desses comentários são perguntas que você me faz sobre dúvidas importantes e outros tantos são compartilhamento de impressões, pensamentos, enfim aquilo que vai na sua cabeça.
Infelizmente muitas vezes eu custo a entender o que você escreve porque você pode ter escrito um parágrafo inteiro sem pontuação. Ou até tentou se expressar e não conseguiu se fazer entender. Muitos dos comentários deixados eu devolvo com outra pergunta – O que você quis dizer? Qual é a sua dúvida?
E além disso em todos os encontros virtuais ou mesmo nos presenciais que tenho tido ao longo de toda a minha carreira me deparo com gente que ainda fala errado. E isso me incomoda tanto que estou aqui tentando alertar você para alguns dos erros mais comuns de comunicação que todos cometemos por desconhecimento ou por falta de um pouco mais de leitura.
Quer ver eu ficar brava é quando alguém diz:
A sua proposta vai de encontro ao que eu estou pensando ou fazendo.
Bom! Se a proposta VAI DE ENCONTRO ela vai atropelar, ela vai demolir. O carro vai desgovernado de encontro ao poste ocasionando assim um acidente de trânsito. E eu não quero que a minha proposta atropele nada. A minha proposta vai AO ENCONTRO do que você está pensando. Assim a gente anda lado a lado num encontro de ideias. Estaremos em concordância.
Dia desses alguém escreveu que a ideia era ACERTIVA (com C) – A palavra assertiva é muitas vezes escrita com C porque quem escreve liga a palavra a certo, acerto e certeza. Mas ser ASSERTIVO não significa estar certo ou acertar sempre. Significa agir com assertividade – com dois esses – ou seja, com segurança, firmeza e objetividade.
E quando você recebe uma proposta solicitando ACESSORIA com C. Isso mesmo acessoria com C e depois dois ss. E para que não reste nenhuma dúvida ASSESSORIA tem quatro esses. Sim 4 – bastante “esse” prá você não esquecer.
A palavra acessoria (sem acento e com c no começo) não existe. O que existe é ACESSÓRIA (com C e acento) que deriva de ACESSÓRIO (que é escrito também com C e tem acento) – que significa anexo, adicional, suplementar e até mesmo dispensável.
Outro erro muito comum é quando tentamos usar as formas de tratamento nos textos e erramos redondamente. Ao enviar uma correspondência, email ou mesmo ofício e tratamos a pessoa que recebe pelo pronome de tratamento Vossa Excelência ou Vossa Senhoria e a partir daí tudo no texto vira VOSSA ou VOSSO. Vossa carta, vosso atendimento, vossa resposta. Vossa Senhoria assim como Vossa Excelência é um pronome de tratamento e toda a conjugação verbal para essa pessoa está na terceira pessoa do singular que é idêntico a VOCÊ e todos os verbos estarão nessa pessoa e no singular e com o pronome correto VOCÊ, SEU, SUA.
Assim Vossa Senhoria ou Vossa Excelência pode trazer SEU caderno. E não trazer vosso caderno. Eu espero a SUA resposta e não a VOSSA resposta.
Quando eu escrevo ou falo VOSSA estou usando o pronome possessivo ligado diretamente a segunda pessoa do plural e não do singular.
Assim veja na tabela as formas corretas dos pronomes pessoais e possessivos
1a pessoa do singular EU, – MEU – MINHA
2a.pessoa do singular TU, – TEU – TUA
3a.pessoa do singular ELE/ELA/VOCÊ – SEU – SUA
1a.pessoa do plural NÓS, – NOSSO
2a.pessoa do plural VÓS, – VOSSO – VOSSA
3a.pessoa do plural ELES/ELAS/VOCÊS. – SEUS – SUAS
E ainda sobre formas de tratamento.
A língua de uma comunidade, de um país não é imutável, ela é dinâmica, muda de tempos em tempos. Está nascendo uma forma de tratamento – com a qual eu ainda não estou totalmente confortável – a língua neutra. É um tal de falar TODES quando queremos incluir todas as pessoas que estão na sala sem discriminação de gênero. Até porque TODAS está intimamente ligado às mulheres e TODOS ligados aos homens. Se na sala eu tenho pessoas de todos os gêneros devo me dirigir a essa plateia como TODES dizendo BOA TARDE ou BOM DIA A TODES! E na forma escrita podemos usar também TODES ou ainda TODXS – colocando um X no lugar da letra O ou A.
Confesso que é muito novo e ainda não me sinto totalmente confortável, mas estou me adaptando.
Agora não dá para se adaptar sem conhecer. E trucidar a língua portuguesa pode passar um “atestado” de ignorância que pode não ser bem visto com quem estou falando ou prá quem estou apresentando o meu projeto.

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/iJFu8h3HcTU
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************