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Games e Mercado Cultural

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Vc quer produzir jogos eletrônicos ou já é um gamer e quer entender um pouco mais desse mercado.
Fica comigo que tenho números para apresentar prá vc.

O Ministério da Cultura está investindo também no segmento dos games no Brasil. E tem muita coisa ainda para ser feita. Mas de alguma forma alguns dados recentemente levantados pelo MinC podem nos dar um panorama do que é esse setor e porque ele é tão importante economicamente.
Mas prestemos atenção porque tem muita gente achando que isso é só brincadeira de jovens alienados que ficam o dia todo jogando em frente a uma telinha.
O setor de games está inserido na Economia Criativa e já significa um potencial incrível para desenvolvimento econômico tanto no Brasil como fora daqui.
Só para se ter uma pequena ideia desse mercado saiba que o faturamento do setor de games no Brasil em 2017 foi de R$ 1,3 bilhão, segundo pesquisa realizada com 151 empresas independentes de jogos digitais. A pesquisa foi realizadas pelo MinC, BNDES, Abragames e BIG Festival entre junho e julho de 2017.
Ela aponta também que o faturamento mundial no mesmo ano foi de R$ 116 bilhões. Estima-se que em 2020 o faturamento global chegue a US$ 143,5 bilhões. Isso é um crescimento médio de 7,3% ao ano e no Brasil esse crescimento é perto de 15% ao ano.
E esse crescimento é muito maior do que outros segmentos econômicos tidos como importantes para a economia como a própria indústria. Segundo a ONU a produção industrial global subiu 4,5% de julho a setembro de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A pesquisa aponta ainda que 78% das empresas de games no Brasil tem suas sedes nas regiões Sul e Sudeste. Em São Paulo estão a maior parte dos desenvolvedores de games. Essas empresas são muito pequenas com até cinco colaboradores e conseguiram passar dos três anos de existência. Mais da metade delas tem até três jogos e atua tanto no Brasil como no mercado internacional.
O Ministério da Cultura tem investido em games através de editais. Através da ANCINE já colocou 20 milhões de reais e através da Secretaria do Audiovisual e de Economia Criativa mais 3 milhões.
Há portanto um mercado em crescimento, mas muito técnico e especializado que requer dos gamers investimento em sua capacitação. É preciso saber muito mais sobre esse mercado além de conhecer sobre desenvolvimento dos jogos.
É preciso saber empreender e nunca desistir porque a maioria das empresas de sucesso com certeza já falharam pelo menos em cinco tentativas de colocar um game nesse mercado.
E vc está pronto para desbravar esse mercado?

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