Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Gravação de CD e as Leis de Incentivo

1265 visualizações

Gravação de CD? Lei de Incentivo?
Você acha que pode viver de venda de CD e é por isso que está desesperado para inscrever seu projeto de gravação numa lei de incentivo?
O mercado da música mudou muito.
Até os anos 80, 90 do século passado era possível uma banda, um músico viver exclusivamente da venda de discos ou CD’s.
Era um mercado onde quem ditava as regras eram as gravadoras. Elas colocavam no mercado e trabalhavam com os músicos que tivessem um certo apelo comercial. E se você é dessa época deve lembrar também do quanto as rádios tinham influencia nessa vendagem. Ainda existe esse apelo comercial. Claro que é um grande negócio e todos os que estão envolvidos querem ganhar muito dinheiro com isso e acabam despejando no mercado uma porção de bobagem. A sua musica pode não estar enquadrada nesse rol e vai ficando cada vez mais difícil viver de musica.
As bandas recebiam discos de ouro, platina ou diamante dependendo de quantas cópias fossem capazes de vender. Esses prêmios continuam válidos ainda hoje mas usam outros parâmetros e não entra nessa conta só a venda dos CD’s ou DVD’s. De qualquer forma sabemos o quanto é difícil atingir essas marcas para ter esse reconhecimento.
Então se nos dias de hoje não se consegue vender as mesmas quantidades de CD’s, COMO sobrevive o musico?
Se você é músico tem a resposta para essa pergunta. Deve estar dando aulas, se apresentando no circuito SESC, SESI, deve estar dando duro para ter o seu espetáculo em algum teatro na sua região ou mesmo deve estar tocando em alguma churrascaria, cantando e tocando em eventos particulares ou da sua cidade.
Esse é o dia a dia dos músicos nesses anos difíceis.
MAS, tenho uma coisa prá te contar! É possível pensar a sua carreira de forma diferente! Existem outras formas para compartilhar a sua musica.
Já pensou em disponibilizar TODO o seu som on-line e gratuito?
Você vai me chamar de louca!
GRATUITO? Se eu colocar a minha musica on-line e gratuita como eu vou ganhar dinheiro com ela?
Bom, se você fizer isso vai correr um grande risco de ser reconhecido pelo seu trabalho e ser convidado para mais shows. E é aí que você vai ganhar dinheiro. Com os shows que fizer apresentando a sua musica.
Você já deve ter visto no Youtube ou no MySpace ou qualquer outra plataforma vídeos de músicos ou DOS QUE SE CHAMAM DE MÚSICO sem ser, que bombam de curtidas. Muitas vezes não é pela qualidade da musica, mas pela situação engraçada, às vezes delicada, FOFINHA. O video provoca algum sentimento em quem assiste - daí ele tem milhões de curtidas e compartilhadas. E muitas vezes um vídeo desses acaba levando o seu autor para os programas na TV aberta.
Prá te ajudar a entender como isso pode acontecer na realidade vou deixar na descrição deste vídeo o link do video do Raphael Evangelista. Todas as vezes que falo da musica independente e de sucesso gosto de usar ele como exemplo. Ele está viajando o mundo todo fazendo e vivendo de musica e sendo premiado pelo trabalho que executa.
O mercado está aí para todos. Se a sua musica for mesmo boa ela vai cair no agrado. Sempre tem um publico para bons trabalhos.
Agora se a sua musica não for bacana você também saberá disso para poder mudar ou se adequar ao que o seu publico espera de você.
A internet tem feito o mercado ser muito diferente e ao mesmo tempo pode fazer a sua musica chegar mais longe. Pense nisso!
Inove e crie novas formas de se colocar nesse mercado que é tão dinâmico.


Links importantes:

Experiências de um músico chamado Raphael Evangelista - MINIDOC
https://goo.gl/jxxCmT


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/mriZpSL-2t4
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************