Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Impactos Sociais e Econômicos – ProAC

244 visualizações

Quais os impactos sociais e econômicos do PROAC?
Muito se fala que artista não faz nada e que cultura não serve prá nada a não ser divertir o povo. E se fosse só isso já seria importante. Mas vamos ver quais são os impactos sociais e econômicos da lei estadual de incentivo à cultura no Estado de SP?

Em 2018 a Fundação Getúlio Vargas foi contratada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para mapear e fazer um relatório dos verdadeiros impactos sociais e econômicos que a lei de incentivo à cultura do estado tem gerado nos últimos anos.
O PROAC-ICMS e ProAC Editais foram regulamentados em 2006 e desde então muitos coletivos, companhias, artistas de todo o estado de SP têm se beneficiado do programa.
O ProAC é considerado um dos melhores mecanismos de incentivo à cultura existentes no Brasil. Fomenta diferentes segmentos artísticos e culturais no Estado, incentiva ações de democratização e descentralização da cultura, promove o acesso e estimula a produção de pequeno porte, abrangendo grande diversidade de empresas. A FGV realizou o estudo a partir de 2528 projetos premiados pelo ProAC Editais e realizados pelo ProAC ICMS entre os anos de 2013 e 2017.
O estudo constatou que foram executados 159 milhões e 300 mil reais por meio dos editais e 443 milhões e 400 mil reais pelo PROAC-ICMS.
O PROAC Editais teve um impacto direto sobre o PIB de R$ 82 milhões e 100 mil reais gerando 1.321 empregos nos últimos cinco anos no Estado de SP. Se levarmos em consideração toda a cadeia produtiva os investimentos do ProAC Editais geraram 1.605 empregos e aumentaram o PIB em 131 milhões e novecentos mil reais.
Já o impacto indireto do PROAC ICMS sobre a economia paulista foi mais relevante ainda. Gerou mais de 3 mil postos de trabalho e significou um PIB de 223 milhões além de 67 milhões e meio de arrecadação. Levando-se em consideração toda a cadeia produtiva os PROAC ICMS movimentou mais de 715 milhões na economia brasileira, aumentando o PIB em mais de 360 milhões de reais. Foram gerados mais de 4 mil empregos o que significa 0,4% dos empregos do setor da cultura, esporte e recreação e os investimentos retornaram aos cofres públicos no montante de mais de 93 milhões de reais.
É importante que se realizem relatórios como este para que possamos valorizar tudo o que a cultura pode fazer para a sociedade brasileira como um todo. A cultura não é só lazer é impacto econômico, impostos nos cofres públicos, ocupação e geração de renda além de provocar inclusão sem impactar o meio ambiente.
É preciso além de realizar os relatórios que eles sejam publicados e disseminados para toda a sociedade.
O link para o relatório completo está na descrição do vídeo.
é isso!

RELATÓRIO FGV - PROAC
▶ http://www.cultura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/FGV_ProAC-SP_2018-12-18_completo.pdf

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/jLsths2p2ss
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************