Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Inteligência Artificial Vai Roubar a Criatividade do Artista

426 visualizações

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VAI ROUBAR A CRIATIVIDADE DO ARTISTA?
Este era o título de uma matéria veiculada em midias sociais. E vc o que acha?

Um levantamento do site Will Robots Take My Job, que faz previsões sobre a probabilidade de robôs pegarem diferentes tipos de empregos, mostra o nível de insegurança dos profissionais de áreas criativas e de produção de conteúdo.
– 35% de 509 videomakers consultados temem perder o trabalho para robôs; – 24% de 744 escritores preveem o mesmo futuro;
– 42% de 2.306 designers gráficos estimam o mesmo.
O site usa dados coletados por uma instituição de pesquisa em mercado de trabalho, a O*NET, para fazer seus cálculos com ajuda de um algoritmo com inteligência artificial.
Muitos robôs já estão sendo usados para a criação de materiais para veiculação e marketing. Os robôs são muito eficientes e usam IA – Inteligência Artificial para essas criações e tendo como base uma série de dados e variáveis que são disponibilizadas e aprendidas pelas máquinas.
Designers, escritores, artistas plásticos todos temem pelo futuro de suas carreiras, uma vez que os robôs podem fazer tanto ou mais do que o ser humano.
A mesma plataforma calcula que o risco de artistas perderem o emprego para tecnologia não é tão alto — ao menos, não nos próximos anos. Há apenas 13% de chance de vagas em edição de vídeo serem ocupadas por IAs nos próximos 20 anos. Em escrita literária, a estimativa é de 8%. Em design gráfico, apenas 4%. Contudo, outros empregos possuem risco elevado:
Operadores de caixa: 96%; Inspetores de transporte: 89%; Analistas financeiros: 84%
A conclusão que tiro é que sim, boa parte das atividades rotineiras poderão ser substituídas num curto espaço de tempo por inteligência artificial, mas as atividades que necessitam da inspiração, criatividade, motivação, sensibilidade humanas podem demorar mais para terem postos substituídos.
Médicos poderão ser substituídos em cirurgias, mas sempre será necessária a habilidade humana para discernir melhores caminhos para a cura ou uso da técnica A ou B na mesa de operação.

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/TzlzY7pF-Co
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************