Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Logística Para Projetos Sociais e Culturais

1142 visualizações

Logística para projetos sociais e culturais.
O que é logística? Como entender a logística para projetos culturais?

Quando estamos planejando um projeto cultural é muito comum a gente se deparar com palavras complicadas. Muitas vezes temos até preguiça de procurar pelo significado delas e vamos fazendo segundo o que achamos que entendemos.
Logística é uma dessas palavras que vez ou outra aparece nesse momento de planejamento. E o que é LOGÍSTICA afinal?
Segundo o google – numa primeira busca online encontramos:
Logística é o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias – desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.
Este significado é um tanto quanto complicado para se aplicar a projetos culturais e saímos em outra busca.
Veja o que diz a Wikipédia:
A logística (palavra de origem grega relativo ao cálculo; que diz respeito ao raciocínio) é uma especialidade da administração responsável por prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização. Sendo uma especialidade da administração que visa suprir recursos, ela envolve também a aplicação de conhecimentos de outras áreas como a engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing, tecnologia e recursos humanos.
Operacionalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros, pessoas e informação, onde exista movimento na organização, fazendo a gestão desde a compra, a entrada de materiais, o planeamento da produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos e serviços na organização.
Traduzindo e simplificando:
LOGÍSTICA é toda a operação do seu projeto. É a forma como ele vai ser executado e a inclusão e detalhamento de todos os materiais e mão de obra necessários para essa execução.
Assim na sua planilha de custos os itens relativos a LOGÍSTICA podem ser por exemplo a locação de espaços e equipamentos para a execução das atividades culturais, os transportes, alimentação e estadia de equipes.
A metodologia dos trabalhos a serem realizados e todas as suas fases precisam estar dimensionadas e se tiverem custos, listadas na planilha.
Se temos uma etapa de inscrições, como ela acontece? Que custos ela gera? Se temos uma etapa de ensaios quais as despesas inclusas nessa fase?
A execução de formas de controle das atividades como listas de presença, equipe de documentação e registro do projeto também estarão na logística do seu projeto.
Em logística incluímos todos os itens importantes para um projeto e que estão em todas as etapas e o como executamos as atividades. Para não esquecer nenhum item é bom conversar com toda a sua equipe. Ela pode ter informações importantes que precisam ser listadas e precificadas para serem incluídas em nossa planilha.
Logística é portanto o COMO SÃO EXECUTADAS AS ATIVIDADES DO SEU PROJETO!

É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Ws6A3RA68mM
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************