Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Mercado de Trabalho para o Jovem

1251 visualizações

Oportunidade de ocupação e renda para os jovens nos segmentos da economia criativa
Fica comigo que o papo é prá quem está começando a vida profissional e está perdido.

Se antes todo jovem ao completar dezoito anos queria "tirar a carteira de motorista" e esperava ansioso pelo primeiro carro, nos dias de hoje a indústria automobilística está se reinventando porque este não é mais o sonho desse jovem.
Por outro lado os mesmos problemas acontecem. Como conseguir o primeiro emprego se a exigência para qualquer cargo é ter experiência? Sem experiência fica complicado conseguir uma colocação no mercado. Mas lembro que nos dias de hoje "bater cartão" ou mesmo a "carteira de trabalho" estão ficando de lado.
O jovem em geral não quer estar preso oito horas por dia em nenhum escritório. A maioria inclusive quer que o seu trabalho tenha um propósito maior. Salvar o planeta talvez seja um dos propósitos que esse jovem de hoje esteja procurando. Mas como salvar o planeta sem experiência?
Todo jovem tem qualidades. E são elas que precisam alavancar a primeira colocação no mercado formal ou informal. Claro que a qualificação é importante. Ter concluído o ensino fundamental e estar cursando um curso técnico pode fazer a diferença. Saber falar um outro idioma e ter se especializado em alguma coisa pode ser o seu diferencial.
Nos segmentos da economia criativa muitas vezes o jovem se encontra! Artes, moda, design podem fazer a cabeça desse jovem. Mas mesmo nesses segmentos é importante ter alguma qualificação. Para ser músico não basta ter um violão e para desenhar vestidos para as vizinhas é importante conhecer medidas e proporções. Portanto estudar é fundamental.
Os profissionais nos segmentos da economia criativa são melhor remunerados que os de outros segmentos. Mas temos que levar em conta que a estabilidade não é o forte para a maioria desses profissionais. Isso pode não fazer diferença para uma jovem que quer mesmo estar em vários lugares e fazendo coisas diferentes. Você pode estar fazendo um trabalho junto a um espetáculo hoje em São Paulo, depois de ter participado de um trabalho educativo no Rio de Janeiro e estar de malas prontas para aprender um pouco mais em Minas Gerais. Parece muito inconstante, mas pode ser o estilo de vida que o jovem de hoje está procurando.
E ter vários trabalhos esporádicos pode fazer você ter um rendimento regular e se manter com certo conforto. E isso tudo não acontece por acaso. É preciso se capacitar para esse novo formato de relacionamento com o mercado de trabalho. O mundo mudou! O relacionamento dos profissionais com o mercado também mudou. Por isso mesmo uma reforma trabalhista ocorreu recentemente formalizando boa parte das formas de relacionamento de de alguma forma já vinham acontecendo.
Se vc está procurando o primeiro emprego que tal avaliar o que você gosta de fazer e investir nisso?
Talvez vc já esteja familiarizado com os vídeos que está fazendo com o seu celular e gosta disso. Que tal aprender mais aprofundando o conhecimento e procurar por trabalho que use essa ferramenta?
Se vc gosta de ajudar a mãe com o trabalho de artesanato dela que tal você ajudar ela a alavancar o trabalho vendendo mais e na internet?
E vc está no meio do país numa pequena cidade e acha que precisa sair daí para ir para uma grande cidade. Será que a sua cidade não tem oportunidade de atividade junto à comunidade cultural local? E a cultura local não pode fomentar o turismo? E o turismo atraindo mais e mais turistas provocar um desenvolvimento local com novas pousadas, um serviço de transporte melhorado ou diferenciado.
Enfim são muitas as oportunidades dentro dos segmentos da economia criativa que podem fazer com que o jovem comece de maneira informal, se capacite e de repente pode estar ganhando o seu sustento com essa atividade.
Pense nisso!

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Kh1guRyRB2Q
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************