Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Mudanças Profissionais – Porque Mudar?

276 visualizações

PORQUE MUDAR?
Estamos num momento muito importante da humanidade.
A pandemia deste século é o evento que está causando uma série de mudanças.
Vou falar um pouco sobre essas mudanças.
Fica comigo!
Claro que a pandemia causada pelo SARS-CoV-2 – que significa síndrome respiratória aguda grave de coronavírus 2 com sigla em inglês tem derrubado muita gente pelo mundo afora.
Hoje no momento de gravação deste vídeo já são mais de 34 milhões de casos no mundo confirmados e mais de 1 milhão de mortos. Só no Brasil ultrapassamos as 140 mil mortes e estamos chegando aos 5 milhões de casos confirmados no começo de outubro.
Não é fácil neste momento perceber o que esse gigantesco impacto está causando no dia a dia das pessoas.
Historicamente se sabe que o que ajuda o vírus a não se propagar é o confinamento, a quarentena, além do uso de máscaras e do álcool em gel para higienização de mãos. E só o fato de estarmos confinados isso está mudando radicalmente os relacionamentos pessoais e profissionais.
Vínhamos de um comportamento social individual pautado nas coisas que EU faço. O eu estava ficando muito mais importante que o nós. De alguma forma o confinamento fez que com que olhássemos mais para pais, filhos, parentes, amigos. Aqueles que dividem o teto conosco passaram a ter o nosso olhar mais próximo. Nossas tarefas diárias foram radicalmente alteradas. Sem querer – ou obrigado pela quarentena – você mudou o que vinha fazendo. Mudou o seu comportamento dentro de casa com os seus parentes e amigos. Tarefas do dia a dia que você nunca tinha feito passaram a ser tarefas de rotina como faxinar a casa ou fazer a comida para a família.
Claro que nessa história toda tem muita gente AINDA dizendo que isso não passa de balela e que o vírus não existe.
Mas é preciso admitir que o comportamento das pessoas – em sua maioria – está mudando.
Depois temos as mudanças profissionais. Estas sim também foram muito significativas!
E você não pode ignorar que a sua atividade foi de alguma forma impactada pela quarentena. Quer porque você não pode sair quer porque a empresa onde você prestava serviços mudou – Ela pode ter fechado temporária ou definitivamente. Ela mudou e impactou todos com os quais ela estava envolvida – de funcionários a fornecedores e clientes.
Criativos que precisam do público deixaram de se apresentar. Espetáculos e eventos foram todos cancelados ou adiados.
Demorou-se muito tempo até que uma política pública de auxílio fosse implementada e criativos começaram então a descobrir outras formas de fazer e compartilhar a sua arte.
Isso vale para artistas, mas vale para os profissionais mais burocratas que estavam acostumados a montar no seu carro e dirigir horas até o escritório para “bater ponto” em uma atividade menos criativa.
E nunca se falou tanto em CRIATIVIDADE.
Criatividade para descobrir novas formas de trabalhar, criatividade para inovar no escritório, criatividade para inovar na engenharia, nas entregas de produtos e até na medicina, criatividade para limpar a casa, para cuidar dos filhos, para socorrer o pet.
E com criatividade algumas experiências que vivenciamos durante esta quarentena vieram prá ficar.
Como a telemedicina. Prá que marcar médico, ficar horas no trânsito e mais um tempo de espera num consultório só para contar suas dores e um médico prescrever exames e eventualmente um comprimido. Essa telemedicina pode e vai desafogar consultórios públicos e privados. Claro que ainda não dá para fazer os exames on-line e tão pouco curar a dor de dente sem ter que ouvir o “motorzinho” do dentista.
Os artistas – os criativos – incorporaram no seu dia a dia a tal LIVE. Temos nos dias de hoje uma overdose de LIVES. Aos poucos o mundo vai se acostumando a ver LIVES para tudo. Para aprender a cozinhar, para aprender a cortar cabelo ou só para se divertir mesmo!
Mas estamos mudando e você precisa mudar.
O que na sua atividade, no seu dia a dia você já mudou? Conta prá mim. Deixe aí nos comentários as mudanças que você já fez na sua atividade profissional ou no seu dia a dia.
Quando a vacina chegar já teremos incorporado várias novas atitudes que já deverão ter virado hábitos. Viveremos num mundo híbrido entre digital-virtual e real-presencial.
Todas as atividades terão de alguma forma um jeito novo e digital de acontecer e novas tecnologias deverão ter sido incorporadas ao nosso dia a dia.
Então o que vc está esperando para perceber o mundo em que está vivendo agora e mudar?

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/_vE7C7xk98A
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************