Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Arte?

45609 visualizações

Eu não resisti e decidi falar sobre o que está incomodando um grupo de pessoas. O fechamento de uma exposição porque acreditam que o que está exposto não é arte.
Fica comigo!

Arte é antes de tudo a forma como o ser humano se expressa. É a forma como ele pode expressar seus sentimentos e emoções. Assim o homem usa plataformas e materiais os mais diversos desde a pré história para que os seus sentimentos possam ser contados, recontados, compartilhados. Desde as paredes das cavernas até os aplicativos nos dias de hoje milênios se passaram.
Pintura, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, telas de computador são o reflexo do desenvolvimento humano, da cultura das sociedades e marcam a história.
Nem sempre equilíbrio e harmonia são unanimidade. E beleza então nem se fala. O homem PRECISA se manifestar e representar a sua realidade. E a arte evoluiu com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico.
A arte tem o poder de nos fazer pensar sobre nossos momentos e conflitos. A arte pode e deve provocar que a sociedade analise o seu momento sob todos os aspectos. Retratar a violência, a educação, a debilidade do ser humano é papel da arte. A arte deve colocar em debate a realidade e estimular a consciência de uma ou mais pessoas para os problemas, virtudes, belezas e agonias inerentes ao ser humano.
Letras de música que nos façam pensar sobre os momentos que estamos vivendo, filmes que coloquem em debate a realidade e exposições de arte que tragam as questões sobre o que estamos fazendo podem não nos agradar. De fato a arte não precisa agradar porque este não é exatamente o papel dela. Pelo contrário. Quanto menos agradar melhor a provocação para a discussão.
Artistas de todos os tipos, desde os mais contemporâneos como Robert Mapplethorpe - fotógrafo americano que nos anos 70 do século passado colocou em discussão o sadomasoquismo e homossexualismo em fotos em branco e preto até Hieronymus Bosch que em plena era medieval questionava a igreja retratando em pinturas com figuras simbólicas o pecado e a tentação, existem e continuarão a existir.
Os artistas sobreviveram às guerras, aos conflitos mundiais, à religião, à ditadura. Os artistas continuarão a existir e sobreviverão provocando porque este é o primeiro papel do artista e da arte que ele faz.
Nos dias de hoje o Funk Carioca transgride e a música eletrônica retrata o caos moderno.
Se a arte é o retrato do momento em que o homem vive porque proibir exposições que poderiam fazer a sociedade pensar? Porque deixar de publicar este ou aquele livro porque o seu conteúdo é transgressor ou impróprio.
O que é impróprio pelo ponto de vista de uma comunidade pode não ser para outra comunidade.
Há ritmos musicais que eu não gosto, há expressões artísticas que eu não entendo, há espetáculos que eu não pago. Mas proibir já é CENSURA a história de um povo.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/eopwBVEt3bk
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************