Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é o SALICWEB?

359 visualizações

O que é o SALICWEB e um breve histórico.

Com informações do Ministério da Cidadania passamos a contar um pouco da história do SALIC.
Ele foi criado em 1994 para ajudar na gestão dos projetos que eram apoiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura - a Lei Rouanet.
Hoje usamos o SALIC para todas as etapas do processo de um projeto desde a sua admissão até a avaliação de resultados tudo está automatizado. Todos os documentos de um projeto e do proponente são incluídos no sistema para a análise dos técnicos na Secretaria Especial de Cultura.
O seu projeto conta com uma base de dados e informações importantes sobre a produção cultural brasileira destes últimos 27 anos gerando planilhas de custos mais confiáveis já que boa parte dos valores para os itens de um projeto já estão no sistema.
O SALIC vem sendo atualizado ao longo do tempo. Em 1996 foi criada uma versão em que o projeto era apresentado em um formulário de papel e só uma pequena parte das informações eram postadas no sistema. Não tenho nenhuma saudade desse tempo e do anterior. A quantidade de papel que um projeto mesmo pequeno gerava era muito grande além dos custos disso porque boa parte dos documentos precisavam de autenticação para serem encaminhados além é claro da postagem no correio.
Em 2004, já com o objetivo de dar mais transparência a todos os processos o SALIC passa a disponibilizar para a sociedade, para os órgãos de controle e fiscalização o acesso a todas as informações dos projetos aprovados no âmbito da então Lei Rouanet.
A internet foi evoluindo e em 2009 o processo passou a ser inteiramente digitalizado, desde a apresentação da proposta cultural até o orçamento e a prestação de contas.
Em 2016 chega uma nova Instrução normativa que regula a aprovação e execução das propostas e a mudança do fluxo acontece implementando assim uma grande mudança no sistema. Uma nova tecnologia com processos atualizados e novo layout é colocado então à disposição dos agentes culturais.
Agora em 2019 o foco é o emprego de tecnologia agregada à inteligência artificial com o objetivo de gerar melhor desempenho do sistema que passa a atender as dúvidas básicas do proponente num chatbot.
Vamos começar a usar o SALICWEB que já está aberto para receber a sua proposta? E vamos ver como ele se comporta a partir de agora com a IN 02/2019.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/FfaxhHz-z2g
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************