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O que é um Empreendedor?

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Empreendedores não nascem sabendo.
Muitas pessoas se dizem empreendedoras porque iniciaram um novo negócio para resolver um problema financeiro pontual.
Algumas dão certo, mas infelizmente a maioria acaba encerrando suas atividades em dois ou cinco anos conforme dados do Sebrae.
Alguns empreendedores iniciaram seu negócio sem nenhuma análise de mercado, sem nenhum planejamento e deram certo. Mera sorte ou oportunidade de um momento, uma moda. Um empreendedor não é um oportunista de ocasião.
O que acabamos vendo no mercado são “modas" pontuais de negócios que dão certo, viram franquia, são pulverizados no mercado e em pouco tempo deixam de existir.
Segundo estudos desenvolvidos o empreendedor tem características que o qualificam.

INICIATIVA
Um empreendedor de verdade está atento ao mercado e percebe problemas para os quais ele desenvolve respostas. São as respostas aos problemas que podem gerar bons empreendimentos. E o mercado aponta para o empreendedor essas oportunidades e sua iniciativa o move na direção do empreendimento a ser criado.

PERSEVERANÇA
O empreendedor entende as dificuldades que o negócio pode ter e supera.
Ele sabe que nada é fácil e que vai precisar superar os momentos difíceis.

CORAGEM PARA CORRER RISCOS
O empreendedor tem informações suficientes para conhecer os riscos que está correndo, sabe onde está pisando.

CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO
Ele sabe onde quer chegar, prioriza ações, monitora e corrige o rumo quando precisa. Consegue avaliar as alternativas para alcançar o objetivo.
Não é possível ser empreendedor sem planejamento.

EFICIÊNCIA E QUALIDADE
O pequeno empreendedor não tem os mesmos recursos que grandes empresas. Por isso mesmo precisa otimizar o que tem com eficiência e sem perdas. Precisa inovar para conquistar o cliente. Saber exatamente prá quem está desenvolvendo o seu produto / serviço e direcionar os esforços para não perder nada - ou perder o mínimo possível - ao longo do caminho. Qualidade no produto / serviço não é diferencial É OBRIGAÇÃO.

REDE DE CONTATOS
Otimizar e ampliar a sua rede de contatos é fundamental. Otimizar as suas conexões para testar seu produto / serviço. Participar de eventos / feiras do seu segmento ou mesmo de outros segmentos procurando por novas oportunidades ou inovação para o seu empreendimento pode fazer toda a diferença.

LIDERANÇA
Ser líder no seu empreendimento. Ser um bom ouvinte de fornecedores, clientes e equipe. Estimular, motivar a equipe conseguindo o seu comprometimento com o negócio.


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