Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Onde Achar os Valores para Colocar nos Projetos Culturais?

633 visualizações

Tabela de Preços para projetos culturais
Onde achar os valores para colocar nos projetos culturais? Existe uma tabela?

Até bem pouco tempo tínhamos na lei federal de incentivo à cultura - a Lei Rouanet - uma tabela que foi produzida em 2012 pela Fundação Getúlio Vargas por solicitação do então Ministério da Cultura. Embora muito parcial e com dados insuficientes de algumas cidades brasileiras a tabela atendia os produtores culturais. Claro que sempre questionamos os valores que não eram assim tão reais!
Mas era algum parâmetro para começarmos a organizar o grave problema de colocar valores para os mais variados itens das planilhas de custos.
Alguns serviços tinham valores por mês, outros por semana. O audiovisual estava mais bem atendido que outros segmentos como música, teatro e mesmo circo.
A tabela funcionava muito mal, mas mesmo assim ela foi adotada por outros órgãos públicos. A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo ainda usa essa tabela como parâmetro para analisar os mais variados itens de um projeto cultural.
Mais recentemente os administradores do SALICWEB - que é o sistema de inscrição, acompanhamento e prestação de contas de projetos na lei federal de incentivo à cultura - conseguiram administrar os dados que TODOS os proponentes colocam no sistema.
Afinal ao inscrever um projeto - e não importa o segmento ou a cidade onde ele vai acontecer, cada um de nós abastece o sistema com dados importantes. Cada item tem um valor. E cada item pode ter valores diferentes para cidades grandes e pequenas em cada uma das regiões deste imenso Brasil.
Assim os dados compilados e organizados agora estão disponíveis no SALIC. Ao colocar a sua planilha o próprio sistema já te informa se o valor está dentro do valor médio de mercado aplicado em sua cidade. Se o valor que vc está inserindo está a maior você ainda pode explicar porque. Os dados que estão tabulados no SALIC ainda estão sendo atualizados.
E vc pode ir ajudando nessa construção e atualização.
Agora o que nos falta é que esses dados pudessem servir de parâmetros para o Brasil inteiro e a atual Secretaria Especial de Cultura pudesse disponibilizar essas informações para que os Estados e os Municípios possam usar a mesma tabela e tendo os mesmos parâmetros em todo o território nacional.
Até que isso aconteça temos que nos contentar com a tabela desatualizada da FGV e com os valores de mercado que temos que pesquisar e atualizar dia a dia para os nossos projetos.


#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/r6Tq6hGj8yQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************