Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Pensando em Aposentadoria – Você Não Vai Se Aposentar?

284 visualizações

Você é muito novo e não vai se aposentar?
Você está prestes a se aposentar e está com medo do que lhe espera?
Infelizmente – nós brasileiros – temos algumas “manias” – e é nosso jeito de ser que não mudamos.
Não nos planejamos prá praticamente nada. Desde a compra do supermercado até aquela viagem de férias – sempre deixamos tudo para a última hora.
E com a aposentadoria não é diferente.
Quando se é muito jovem a ideia da aposentadoria está muito distante e a gente sempre acha que dá tempo de pensar nisso mais prá frente.
E quando o “mais prá frente” chega a gente percebe que perdemos tempo e poderíamos ter nos preparado melhor para esse momento importante da vida.
Por vários motivos é importante que essa preparação aconteça.
Desde como você vai se ocupar quando se aposentar até como e com quanto vai viver nessa etapa da vida. Tudo precisa ser de alguma forma pensado.
E sempre achamos que conseguir o benefício da aposentadoria é muito complicado e pode demorar. O INSS tem uma fila imensa de benefícios para serem concedidos e uma estrutura arcaica de administração de tudo isso. Então a gente precisa mesmo se preparar tanto para pedir a aposentadoria quanto para esperar que ela seja concedida.
Segundo dados do próprio INSS há em setembro de 2020 1,56 milhão de pedidos aguardando análise. Desse total, 694 mil esperam pela primeira avaliação e 867 mil necessitam que o segurado cumpra exigências para serem liberados.
Os segurados que dão entrada em pedido de benefícios como a aposentadoria vêem em seus pedidos um obstáculo que pode se tornar um pesadelo, principalmente porque os trabalhadores têm dificuldades com a documentação.
E essa é uma característica do brasileiro também.
Não guardamos documentos importantes. Vamos nos desfazendo dos documentos ao longo da vida porque eles só ficam acumulando poeira nas gavetas e com o tempo nem sabemos porque estamos guardando. E a consequência natural é irem para o lixo.
A documentação incompleta apresentada no momento que você faz o pedido de aposentadoria é um dos principais motivos que trava todo o processo de concessão.
E quais são os principais motivos que levam o INSS a negar a aposentadoria?
Dificuldade para comprovar as contribuições – Aqui você consegue rapidamente comprovar com documentos como o registro em carteira, cópias do contrato assinado com a empresa ou até cópias dos contracheques demonstrando que você de verdade trabalhou e contribuiu no período que você afirmou para o INSS. Mas se não tiver os documentos para apresentar!
Incorreções nos cadastros do governo e na documentação do segurado. Dependendo de quanto tempo você tem de trabalho é possível que os dados que o INSS tem sobre você não estejam completos uma vez que a informatização é uma coisa mais recente. O nome de uma empresa onde você trabalhou pode ter mudado e as informações do sistema do INSS serão diferentes das informações que você tem. É preciso atualizar, checar e apresentar documentos para alinhar e corrigir o seu cadastro.
Registros em carteira não estão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou estão marcados de forma incorreta. As empresas apesar de estarem em dia com os registros de seus funcionários muitas vezes não repassam ou não atualizam os dados deles junto ao INSS. Isso causa diferenças nos seus registros em comparação ao que está no banco de dados do INSS. Dados anotados de forma errada podem ter sido repassados e é preciso atualizar essas informações.
Empresa não repassou a contribuição ao INSS ou forneceu dados incorretos. A empresa onde vc trabalha ou trabalhou descontou de você os valores relativos a contribuição mas não repassou ao INSS. Ou se você é autônomo e tem um contador cuidando dos seus impostos ele pode não ter passado todas as informações para o INSS. Isso causa problemas que precisam ser corrigidos para que você possa contar o seu tempo de serviço.
Empresa não deu baixa na carteira após a demissão e o vínculo empregatício ainda está ativo – INSS não considera esses registros para conceder aposentadoria
Ou ainda o empregador não informou corretamente a atividade insalubre
Então você precisa ficar atento aos registros e documentos da sua vida profissional para que no momento da aposentadoria não tenha tristes surpresas. Manter os seus registros junto ao INSS atualizados é importante. Peça ao seu contador (se vc é autônomo) ou faça você mesmo uma pesquisa no portal MEU INSS para saber como estão as suas informações por lá.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/CchKfJWaPJ4
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************