Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Posso Remunerar a Diretoria da ONG?

7272 visualizações

Diretoria da ONG pode ser remunerada?
Essa é uma dúvida que todo mundo tem. Afinal a diretoria ou as pessoas que são responsáveis pela instituição vão sempre trabalhar de graça? Nunca podem receber nada?

Uma associação sem fins lucrativos normalmente é constituída com um grupo de pessoas que já vinha executando as atividades de maneira informal. No meio do caminho essas pessoas descobrem que para poder efetivar as ações e poder ter mais apoiadores ou patrocinadores é necessária a sua formalização.
E se formalizar significa ter um CNPJ e pensar o planejamento para que a ONG possa sobreviver.
Para ter CNPJ muitas despesas vão acontecer e entre elas o pagamento de profissionais como um advogado ou o contador além de aluguel, conta de telefone entre tantas outras que são decorrentes da execução dos objetivos da própria associação.
Muitos dos dirigentes, responsáveis por instituições, tem profissões ou ocupações e não dependem do sucesso da ONG para sobreviver. E ser dirigente de uma ONG pode ser uma “faca de dois legumes”.
Quando os responsáveis pela associação não dependem dela para sobreviver, para pagarem as suas contas, eles podem não se dedicar o suficiente para que ela tenha sucesso. E se tem dedicação exclusiva à causa podem não conseguir sobreviver porque são voluntários sem remuneração alguma.
A legislação nunca proibiu a remuneração dessas pessoas, mas normalmente eles são mesmo voluntários e não recebem remuneração simplesmente porque no momento de constituição é pouco provável que associação tenha verba suficiente para fazer essa remuneração.
Projetos, produtos e serviços que a instituição vier a ter podem compor parte da remuneração para esses profissionais.
Os dirigentes, responsáveis pela associação podem e devem ser remunerados de alguma forma sem colocar em risco a sustentabilidade da ONG.
Se vc está pensando em organizar uma associação sem fins lucrativos não esqueça de planejar cada passo. É importante fazer um planejamento estratégico para que ela possa sobreviver e não deixar os dirigentes dela na penúria e só injetando dinheiro.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/YUfrXrtptko
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************