Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Preciso Pagar Elaborador de Projeto?

739 visualizações

Preciso pagar quem elabora o meu projeto?

Todo artista ou coletivo que queira inscrever um projeto em uma lei de incentivo ou mesmo edital PRECISA ter alguém que ajude com essa elaboração. Muitas vezes o artista não sabe por onde começar e esse é o papel de quem elabora projetos.
O elaborador de projetos é um profissional que pode e deve ser contratado para ajudar criativos a colocarem suas ideias no papel. Ele vai colaborar com a execução das planilhas de custos, justificativas, explicações e adequações às leis ou editais. Pode ser que você - artista - tenha estudado para executar esse trabalho, ou você ter no seu coletivo alguém que saiba e possa ajudar na elaboração dos seus projetos.
Quem elabora projetos é um profissional que vai ser pago antes mesmo do projeto ter algum dinheiro. As leis de incentivo não permitem que vc pague despesas anteriores à aprovação ou mesmo captação de recursos. Seria o mesmo que gastar um dinheiro que vc não tem. Portanto não dá para incluir o "elaborador de projeto" na planilha que ainda vai ser aprovada numa lei e tão pouco no edital.
Nas leis de incentivo vc está sujeito ainda à viabilização financeira do projeto. E se os patrocinadores não chegarem o profissional que vc contratou precisa ser pago.
É muito comum o elaborador de projeto cobrar um valor e até parcelar esse valor para o dono do projeto. Consulte sempre um profissional de confiança. Peça a ele que apresente uma proposta detalhada do que ele vai fazer e como ele vai ajudar você para que o projeto seja aprovado nas leis de incentivo.
Ele tem que ser transparente e ajudar vc com todas as etapas até a publicação do projeto aprovado no diário oficial da união no caso da lei federal ou no diário oficial do seu estado no caso de lei estadual.
O elaborador de projeto pode ainda ajudar vc a escrever ou adequar o seu projeto para um edital. Lembre-se que edital é concorrência e somente poucos projetos serão aprovados. O seu pode ser um deles mas quem elabora não consegue garantir isso prá vc. Num edital cultural muitas vezes os técnicos precisam analisar uma quantidade muito grande de projetos inscritos para poder premiar pouquíssimos. Além de ter um projeto muito bem escrito, detalhado e com uma planilha de custos honesta e transparente é preciso ter um pouco de sorte também.
Da mesma forma o elaborador do projeto não pode entrar no risco com você que é o dono do projeto. Vc vai precisar pagar para ele fazer essas adequações. Negocie sempre com ele para que vc possa pagar pelo serviços do elaborador de projetos de uma forma que fique bom e dentro do seu bolso. Mas não fuja do pagamento. Vc também não gostaria de prestar um serviço e ficar sem receber pelo trabalho que executou.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/TtBTTX273Jo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************