Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Prefeituras Recebem Verbas do MinC?

1075 visualizações

Como a sua prefeitura pode receber verbas do Ministério da Cultura?
Fica comigo que essa informação é para prefeitos e secretários de cultura.

O Sistema Nacional da Cultura é um mecanismo que existe no Brasil para fomentar a cultura em todo o território nacional. Nos mesmo moldes do Sistema Nacional da Saúde ou da Educação ou mesmo o Sistema Nacional do Turismo, o SNC nasceu para fortalecer empreendimentos culturais nos municípios.
É muito simples, mas o município precisa cumprir algumas etapas antes de poder pedir as verbas que estão em poder do Ministério da Cultura e são repassadas de fundo a fundo.

É preciso o Secretário de Cultura dar oportunidade à comunidade cultural para ela se organizar e constituir junto com eles o CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS.
Fomentar a cultura no seu município é o papel do GESTOR PÚBLICO DE CULTURA seja ele o Secretário ou o Gerente do Departamento de Cultura no Município.
O conselho e constituído de forma paritária e tem que ter representantes do poder público e da sociedade civil conforme as minutas disponibilizadas pelo MinC.
Uma vez o Conselho constituído ele vai preparar o Plano Municipal de Cultura e o Fundo de Cultura. Todos esses instrumentos são fundamentais para que o município fique adequado à legislação e possa pleitear as verbas.

E para cada um dos casos serão preparadas as leis de constituição nos moldes na minuta apresentada no GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS. Vou deixar o link para esse guia na descrição deste vídeo. Nesse guia, preparado pelo Ministério da Cultura existe o passo a passo de tudo o que o gestor público tem que fazer para se adequar.

Após a legislação pronta e implantada e com todos os instrumentos funcionando é hora de cadastrar o seu município junto ao Ministério da Cultura. Os passos para isso podem ser realizados on-line dispensando o envio de documentos.

Será que o seu município já começou esse processo?
Se você é o gestor público da cultura tem obrigação de conhecer e fazer acontecer.
Provoque os artistas e as associações locais.

Se você é artista ou tem uma associação cultural cobre o gestor público dos andamentos para o fomento à cultura.
Você tem instrumentos importantes que podem ser utilizados para convencer o executivo local.

É isso!
Gostou dessas informações? Deixa um like prá gente isso ajuda na divulgação. Ficou com alguma duvida, tem alguma sugestão? Deixa prá gente nos comentários aqui embaixo ou ainda use o nosso email.
Aproveita para assistir os vídeos que eu separei prá vc.
E se não se inscreveu no canal, inscreva-se clicando na minha foto e habilite as notificações, prá não perder nenhuma atualização!
A gente se vê!

Todos os links do Governo Federal anteriormente disponibilizados estão fora do ar.

Guia para os municípios -
https://1drv.ms/w/s!AnHD4Osm7tTmgWdLEL4cBHIamhc3




**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/65uevJJunEY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************