Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Projetos Culturais – Como fazer Sem Medo!

5714 visualizações

Projetos Culturais - Como fazer sem medo!
Você é daqueles que começa ou tenta começar e não consegue ir em frente?
Fica comigo que hoje eu conto o que todo mundo entende como medo ou problema!

Este canal é o local onde tiramos as dúvidas dos proponentes! Por isso você precisa se inscrever e habilitar as notificações no sininho prá receber tudo em primeira mão!
E saiba que Você não está sozinho. Existe um batalhão imenso de artistas, agentes culturais, associações, coletivos que tem dificuldades no momento de escrever projetos e se apavoram.
Algumas pessoas tem dificuldade em começar a escrever. A parte escrita é a parte mais difícil porque muitas pessoas não tem o hábito da escrita e parece que cada dia isso vai ficando mais complicado. O jovem de hoje não lê. Não carrega livros! E se carrega, estão fechados! O hábito da leitura faz com que tenhamos facilidade para colocar nossas ideias no papel. E se você não lê vai morrer de medo de escrever.

Outras pessoas tem medo das planilhas de custos. Orçar tudo conforme é solicitado nas leis de incentivo e editais é um grande problema. Parece que quando começamos a preparar essa parte do projeto o bicho fica maior e vai crescendo a ponto quase de nos engolir.
Mas o levantamento das necessidades do seu projeto e os valores para executá-lo não devem ser complicados. E se você domina o segmento do projeto que está escrevendo não precisa ter medo das planilhas!

Outras pessoas não conseguem entender os editais ou mesmo o que as leis de incentivo determinam. Saiba que tanto os editais quanto as leis são cada vez mais didáticos porque quem escreve esses materiais sabe que você terá dificuldade prá entender se ele não for claro o suficiente e eles não podem deixar dúvidas. Mas é preciso ler com cuidado! Ler os materiais é fundamental. E de novo a leitura caindo no colo de quem tem medo de editais ou leis!

Outras pessoas ainda conseguem executar todas as etapas de inscrição do projeto nas leis ou editais mas na hora em que o responsável - MinC ou Secretaria de Cultura ou outro órgão - solicita alguma informação ou adequação QUASE surtam porque não conseguem entender a solicitação do órgão público.
De novo, os órgãos públicos são extremamente didáticos em suas solicitações. É necessário que você leia o que eles estão pedindo sem tentar interpretar ou deduzir o que ele estão tentando dizer nas entrelinhas. Não há entrelinhas e você não precisa ter medo das solicitações dos órgãos públicos se você sabe o que escreveu no seu projeto.

E há ainda quem consiga fazer tudo e aprovar o projeto. Executar com responsabilidade, atendendo todas as exigências das leis, mas sofre com a prestação de contas! E não é necessário ter medo da prestação de contas porque se você fez tudo certo e como estava determinado nas leis e nos editais ela será fácil de ser executada.

Afinal, qual é o seu maior medo ou a sua maior dificuldade?
Conta prá mim!
Deixa aí nos comentários! Quem sabe eu não fale dessa sua dificuldade num próximo video?


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/VjCEGjx66fw
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************