Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Qual a Formação na Produção Cultural?

4375 visualizações

Existe formação para o segmento da produção cultural?
Vamos conversar sobre isso? Fica comigo!

Muitos produtores culturais que atuam no mercado tiveram suas formações académicas realizadas nos bancos da administração, direito, contabilidade ou mesmo chegaram à produção ou gestão cultural por conta de realizarem seus espetáculos e não encontrarem profissionais prontos.

Uma coisa que temos claro é que artistas - dançarinos, atores, músicos, circenses, de alguma forma tem se capacitado em bancos de escola e aprimoram suas habilidades exercendo o SER ARTISTA. Mas há formação para eles. Escolas que ensinam desde o beabá até a complexidade de cada carreira. E quanto a produtores?
Bem, os produtores muito recentemente é que foram descobertos pelas “escolas".O mercado educacional de alguma forme percebeu a demanda e vários cursos tem nascido.

Algumas universidades tem disponibilizado formação em gestão cultural, produção cultural e desenvolvimento para profissionais que queiram se qualificar para os segmentos culturais na administração de projetos.
É um mercado a ser explorado e com boas chances de crescimento.

Lembramos que no mercado da produção de eventos ou produção cultural não existe crise. Basta ver a quantidade de musicais que estão estreando, o numero significativo de espetáculos rodando o país e os grandes eventos que acontecem nas metrópoles.
Mesmo não havendo crises há concorrência. Não existem salários, porque as contratações acontecem muitas vezes por projeto. Raros são os produtores empregados com carteira assinada. M
as há excelentes remunerações para profissionais qualificados.

Conselhos para quem quer se desenvolver nessa área:

Ao jovem que está procurando um novo mercado para atuar a gente orienta que conheça de perto os cursos disponíveis e escolha um que caiba no seu bolso, mas que também lhe dê a formação adequada para uma atuação com qualidade. Conheça os eventos culturais. Isso quer dizer que você precisa frequentar mais os bastidores do que as plateias. É no bastidor do espetáculo, do evento que a produção acontece.

Ao artista que está atuando como ou tem um produtor na equipe, procure valorizar o profissional que está do seu lado. E se você faz tudo sozinho, não tente assumir sozinho todas as responsabilidades dentro do seu projeto. O projeto pode ficar pequeno e não acontecer como você gostaria. Afinal você não coloca um iluminador no lugar do engolidor de espadas.

Ao produtor que está no mercado atuando, procure se atualizar com as ferramentas mais modernas de administração de negócios. Isso pode ajudar você a fazer mais e melhor.

Para todos - Capacitação em primeiro lugar. Estude e aprenda antes de colocar a mão na massa.

Em se tratando de produção ou gestão cultural, há ainda muito por se fazer e o mercado não para de crescer!


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/wG3rkPGknYY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************