Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Que Documentos do Projeto Preciso Apresentar nos Editais ProAC – 2021

949 visualizações

Lembre-se que é com base no que foi escrito que o técnico que está na Comissão de Análise de Projetos vai entender e aprovar ou não o seu projeto.
Com relação aos documentos relativos ao PROJETO você vai inserir no sistema
k) Breve currículo dos principais integrantes do projeto (máximo de 20 linhas para cada currículo); l) Proposta de contrapartida; m) Opção Cessão de Direitos Autorais, conforme Anexo II, caso haja, ou Declaração Negativa de Opção de Cessão de Direitos Autorais, conforme Anexo III; n) Termo de Compromisso de Participação assinado pelos principais participantes do projeto, conforme Anexo IV, ou Declaração de Não Participação de Terceiros no projeto (se não houver indicação na ficha técnica), conforme modelo no Anexo V; o) Informações adicionais que sejam fundamentais para avaliação do projeto, de acordo com o segmento cultural.
1 – Um resumo do projeto – Neste item você indica para a comissão de análise que tipo do projeto é. Tente resumir em até quatro ou cinco linhas o que exatamente é o seu projeto. Não se estenda porque você vai apresentar o projeto integralmente o item seguinte.
2 – Apresentação do projeto que é diferente do resumo. Na apresentação você vai explicar detalhadamente tudo o que vai fazer, que logística vai aplicar, quanto tempo vai durar, quantos serão os beneficiários do projeto, se tem ou não contrapartidas. Se tiver alguma dificuldade com isso, você pode incluir um vídeo explicando o projeto. O vídeo não é obrigatório, a apresentação sim.
3 – No item relevância você precisa descrever o impacto e o diferencial do projeto.
4 – Previsão das cidades que vai atender ou por onde o projeto vai passar. Se vai realizar só na sua cidade, vai incluir então só um município nesse campo.
5 – Você precisa explicar quantas pessoas você vai atender. Deve ter uma expectativa de público e se planejou direitinho vai saber incluir essa informação.
6 – Cronograma de execução – já falei desse documento em vídeo que está disponível no canal. Mas é sempre bom lembrar que o cronograma pode ser um gráfico ou um descritivo que vai incluir tempo de execução para cada uma das atividades do projeto.
7 – Orçamento ou Planilha – Claro que você precisa preparar o orçamento do projeto. O PROAC disponibiliza um modelo de planilha e aqui no canal vc tem outros vídeos onde falo e explico a planilha de custos para projetos. Em se tratando de edital é importante dizer que o valor da sua planilha deve ter o valor exato ou o mais próximo possível do valor disponibilizado. Se o edital tem um valor de 30 mil reais a sua planilha deverá ter esse valor ou o mais próximo disso. Caso o seu projeto tenha uma planilha de 50 mil você vai ter que explicar de onde virá a diferença de 20 mil reais.
Ainda na planilha e com relação aos equipamentos que você precisa comprar para realizar o seu projeto vai ter que explicar o motivo da compra e informar o destino do equipamento após a conclusão do projeto.
8 – Um documento importante é o currículo artístico do proponente. Se o proponente é uma cooperativa ela vai apresentar o currículo do cooperado responsável pelo projeto.
9 – Ficha técnica – Nada mais é do que a relação dos principais participantes no projeto. E para o ProAC é necessário incluir o número do CPF e a descrição da função desses participantes nessa ficha técnica.
10 – Breve currículo dos principais integrantes do projeto. É um resumo mesmo, de até 20 linhas, para cada um desses principais participantes do seu projeto. Aqui não vai o portfólio completo dos profissionais da ficha técnica. Já vi projetos em que cada profissional incluía um portfólio de 100 páginas impressas! Dá época em que tudo era impresso! Imagina protocolar e o técnico da CAP ler! Só papel jogado fora!
11 – Contrapartida – vai precisar descrever a sua proposta de contrapartida. Tenho alguns vídeos onde falo das contrapartidas em projetos culturais. Mas tente ser criativo! Não basta dar a gratuidade no acesso ao espetáculo.
12 – Opção de Direitos Autorais – Há um documento – o anexo II que você precisa preencher e assinar caso haja direitos autorais a serem respeitados no projeto. Se não houver você vai assinar uma Declaração Negativa de Opção de Cessão de Direitos Autorais que é o Anexo III.

Sobre o conteúdo de Edital, o proponente deverá enviar e-mail para: duvidasproacdireto@sp.gov.br.
Sobre a utilização do sistema de inscrição, envie um e-mail para: suportesistemaproac@sp.gov.br

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/OKb1OMmqaoI
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************