Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Segmentos Culturais Esquecidos

491 visualizações

Porque alguns segmentos culturais são tão esquecidos?

Circo, hip-hop, cultura indígena ou mesmo o artesanato brasileiro porque ninguém pensa neles quando se fala de leis de incentivo ou fomento?
Fica comigo que hoje falamos com VOCÊ que ACHA que está esquecido pelo poder público.

De fato a Cultura infelizmente ainda é entendida como a cereja do bolo. Teríamos que fazer com que todos entendessem ela como o fermento desse bolo.
Quando falamos que alguns dos segmentos culturais são esquecidos em detrimento de outros podemos estar com uma visão equivocada.
O segmento esquecido será sempre aquele onde a gente atua. Exatamente por sentirmos na pele as dificuldades para fazer com que projetos, ações de fato aconteçam.
Em alguns municípios o teatro ou a musica são “PRIVILEGIADOS" por serem os segmentos de fácil alcance ou mesmo realização. Sempre temos um grupo de teatro ou músicos na cidade que estão atuando de forma amadora ou profissional e eles são muitos e fazem barulho.
Encontrar coletivos de hiphop está ficando mais comum. Mas encontrar um grupo circense é muito mais difícil. Nem todos os lugares tem grupos indígenas.
Mas muitas vezes a gente reclama que o poder público nos esquece - E DE FATO ESQUECE - porque a gente não se faz ser lembrado.
Se você faz parte de um coletivo, O QUE ESTÁ fazendo para ser lembrado? Você participa e cobra o poder público?
Garanto que SE VOCÊ começar a incomodar as pessoas vão começar a lembrar de você.
Temos esse problema do ESQUECIMENTO mesmo nas grandes metrópoles. Os grupos de artistas que existem não são articulados.
Há muita reclamação de músicos ou mesmo de artesãos. Músicos reclamam que o poder público não lhes dá espaço, não deixa que toquem ou se apresentem nas festas da cidade. Mas o que os músicos da cidade tem feito para serem lembrados? Que musica é essa que você faz que ninguém sabe que ela existe? É preciso fazer barulho.
Artesãos reclamam muito que a prefeitura não lhes dá espaço nas feiras e festas da cidade. Mas o que o artesão tem feito? Só reclama ou tem se único em coletivo para fazer as coisa melhorarem?
Sozinhos não vamos prá lado nenhum. Se você artista for agendar um encontro com o secretario de cultura ou o prefeito da sua cidade pode não conseguir. Mas e se você for com um grupo de artistas e com um documento assinado por uma coletividade? Será que as portas serão abertas?
Lembre-se também de que construir uma agenda de solicitações estruturada e justificada pode ajudar. O Sistema Nacional de Cultura tem metas a serem cumpridas até 2020. Será que parte das metas - já estabelecidas - não pode ajudar você em suas solicitações junto ao poder público da sua cidade?
Vou deixar na descrição deste video o link para as metas do SNC - leia atentamente e justifique suas necessidades junto ao seu prefeito ou secretario de cultura.
Vamos fazer a diferença e fazer com que o seu segmento e a sua arte seja reconhecida, valorizada e respeitada.

Links do Governo Federal podem estar fora do ar.
Seguem abaixo links atualizados

Cartilha - SNC
https://1drv.ms/w/s!AnHD4Osm7tTmgWdLEL4cBHIamhc3

Plano Nacional de Cultura
http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/Como_fazer_um_plano_de_cultura.pdf


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Ga5R6smJpAQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************