Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Sua Música na Rádio

194 visualizações

Você é músico e quer que a sua música esteja em todas as rádios do país. Por onde ir?

Prá começar você que é músico precisa saber que hoje não existem mais só as rádios AM e FM. Temos rádios da Internet. E para colocar a sua música em todos esses lugares é necessário um caminho árduo e que requer seu empenho pessoal.
Claro que o tal "jabá", política antiga de pagar para tocar a música ainda existe e não podemos ser tão inocentes assim e dizer que acabou o jabá. Muitas rádios sobrevivem desse pagamento. E aí pouco importa se a música é boa ou não. Pagou, tocou!
Não concordo com o tal jabá, mas não dá prá ser alheio a ele e esse procedimento PRECISARIA acabar. Mas parece que isso é tão cultural que ninguém consegue de fato acabar com ele.
E quando a gente chega no assunto direitos autorais a coisa fica ainda pior.
O compositor ou o artista que gravou a música além de não receber nenhum direito por sua música ser tocada na rádio "terrestre" ainda está pagando por isso.
A internet é uma mídia um tanto quanto mais justa, mas também ainda é um território onde muita coisa está por ser estabelecida.
Algumas plataformas como o Youtube tem políticas específicas para a veiculação de músicas. E é preciso estar atento a isso.
Já estações de rádio por satélite e webcasters podem ter repasses interessantes por veiculação.
Tudo isso ainda precisa ser revisto tendo em vista a velocidade tanto da comunicação como das mídias, aplicativos e tanta tecnologia que é implementada dia a dia.
A questão dos direitos autorais tanto do compositor como do artista intérprete está de alguma forma sendo repensada em todo o planeta.
Existem leis que protegem esses direitos mas que precisam de alguma forma serem atualizadas tendo em vista essas novas formas de divulgação.
Antes de sair colocando sua música em qualquer plataforma verifique as condições de utilização de cada um delas. Você pode sair prejudicado ou ter grandes vantagens. É preciso ler todas as condições que as plataformas oferecem, seus custos e que tipo de proteção e/ou vantagem você pode ter.
Lembre-se que uma vez a música na internet ela pode viralizar ou mesmo ficar esquecida em algum canto. Se viralizar todos podem ter certeza de que ela tem um dono. Se ficar esquecida em um canto, alguém pode se aproveitar dessa condição, dar uma cara nova e republicar como sendo sua sem dar os devidos créditos ao verdadeiro dono.
Todo cuidado é pouco!

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/A2a3K_2MfIo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************