Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Sua ONG e os Direitos Humanos

707 visualizações

Você está organizando a sua ONG e ainda não tem certeza em que segmento vai atuar. Será que a sua missão não está alinhada com os Direitos Humanos?

Fica comigo que falamos sobre o Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos - CNDH foi instituído inicialmente pela Lei n. 4329 de março de 1964. Portanto são mais de 50 anos que temos no Brasil um órgão federal pensando Direitos Humanos.
O Conselho é um órgão que tem o papel de guardião dos direitos humanos tendo como finalidade a promoção e defesa desses direitos com ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionados das condutas e situações de ameaça ou violação desses direitos.
O Conselho tem composição paritária sendo formado por 11 representantes do poder público e 11 da sociedade civil. Desses 11 representantes da Sociedade Civil pelo menos um será da OAB e um do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos estados e da União. Todos tem mandato de dois anos.
A Eleição desses representantes acontece por edital de convocação para o encontro nacional das organizações da sociedade civil de abrangência nacional e com relevantes atividades relacionadas à defesa dos direitos humanos.
Novas eleições acontecerão somente em 2018. Acompanhe na internet e fique atento se a sua ONG tem missão e objetivos alinhados aos direitos humanos.
O Conselho tem sempre um presidente e um vice-presidente exercidos por um representante do poder público e um da sociedade civil. Eles se alternam nesses cargos após um ano de mandato. Ambas as posições tem profissionais eleitos pelo plenário para mandato de dois anos.

Em 2014 o CNDH teve um redesenho através da Lei 12.986 onde solicitou credenciamento junto à Organização das Nações Unidas - a ONU para ser reconhecido como instituição Nacional de Direitos Humanos.
Esse Conselho segue marcado pelo pluralismo e pela autonomia e tem cinco características:
Primeira - Autonomia para monitorar qualquer violação dos Direitos Humanos;
Segunda - Autoridade para assessorar o Executivo, o Legislativo e qualquer outra instância sobre temas relacionados a direitos Humanos;
Terceira - Capacidade de se relacionar com instituições regionais e internacionais;
Quarta - Legitimidade para educar e informar sobre direitos humanos e a
Quinta - Competência para atuar em temas jurídicos ligados aos direitos humanos.
O CNDH é mantido com recursos previstos em orçamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos. É essa Secretaria que coloca à disposição do 9conselho estrutura e servidores mantendo a sua Secretaria Executiva.
Lembro ainda que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi estabelecida em reunião da ONU em 1948.
Para saber mais acesse os links que estão na descrição deste vídeo.
É isso!

Links
▶ http://www.sdh.gov.br/assuntos/conferenciasdh
▶ https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/TNSs3ENOELo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************