Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Sustentabilidade para Projetos Culturais

1267 visualizações

Sustentabilidade para projetos culturais
O que vem a ser a sustentabilidade nos projetos culturais?
Fica comigo

Sustentabilidade é uma das palavrinhas do momento. Tudo precisa ter sustentabilidade. Ser sustentável porém tem uma série de significados e muitos deles pouco ou nada tem a ver com ecologia ou meio ambiente.
Ser sustentável nos negócios significa que o que vc está fazendo está conseguindo pagar as suas contas. A sustentabilidade de uma associação passa por esse mesmo entendimento.
Agora quando falamos de projetos culturais podemos aplicar o mesmo entendimento? A primeira coisa que vc precisa saber é o que o edital ou a lei de incentivo está exigindo como prova de realização da sustentabilidade de um projeto. É possível mesmo que um edital ou uma lei de incentivo peça ações que promovam a sustentabilidade ambiental de uma localidade. Então nesse caso parte ou o total das suas ações dentro do projeto cultural precisam de alguma forma prever essa sustentabilidade ou provocar a educação das pessoas para que pensem na sustentabilidade de um determinado local.
Quais poderiam ser ações de promoção de sustentabilidade?
Como sugestão podemos ter uma oficina criativa que use materiais descartados para construção de objetos, utilitários ou mesmo obras de arte. A ação executada com crianças faz elas pensarem sobre a reutilização de materiais, consumo desenfreado, desperdício entre outras tantas provocações que vc poderá fazer.
Ainda como sugestão uma atividade que envolva os elementos naturais como terra e água nos fazem pensar sobre sobrevivência, economia e fome, aproveitamento de alimentos.
Mas é claro que a maioria das vezes além de todas essas ações para promover a sustentabilidade o próprio projeto tem que ser sustentável.
Apoiadores ou patrocinadores podem pedir prá você demonstrar como você vai realizar a sustentabilidade financeira do projeto ou da sua instituição quando eles não estiverem mais te ajudando. E neste caso estão pensando no seu resultado financeiro. Como vc paga as contas quando não tem um patrocinador te dando esse dinheiro?
É possível sobreviver sem patrocínios? Sim, é possível. Desde que vc tenha produtos ou serviços que possam ser transformados em receitas. Com a venda dos produtos ou dos serviços você paga as contas do projeto ou mesmo da instituição.
E também não podemos ser inocentes de pensar que o dinheiro dos patrocinadores nunca fará falta. E a sustentabilidade da instituição passa também por esse planejamento. Ter a verba dos patrocinadores faz com que o projeto ou a instituição sejam sustentáveis.
Na Lei Rouanet não há uma exigência de comprovação de sustentabilidade do projeto. Mas vc não pode ser ingênuo a ponto de pensar que vc como proponente vá viver exclusivamente de patrocínios.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/-t9kfUDWBwE
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************