Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

10 Características do Artesão Empreendedor

4618 visualizações

PRIMEIRA CARACTERÍSTICA - Busca de Oportunidades e Iniciativa
Como artesão você precisa desenvolver a capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades com novos produtos. Inovar. Estar atento ao que o mercado tem de novo e se antecipar a ele criando mesmo as melhores oportunidades para o seu negócio. Fazer diferente dos outros já é uma forma de inovar.

SEGUNDA CARACTERÍSTICA - Persistência

Sabemos o quanto a vida de artesão é complicada e difícil. Todos os dias aparecem novos obstáculos que você precisa superar.
Você não pode desistir diante desses obstáculos. Mas pode reavaliar e mudar a forma de fazer para se superar. Esforçar-se além da média é uma característica própria de um artesão empreendedor.

TERCEIRA CARACTERÍSTICA - Correr Riscos Calculados

É preciso saber que existem riscos no negócio. Você pode produzir uma quantidade grande de peças para uma feira que promete e ela não ser tão positiva assim e o seu produto não ser vendido. Será que você poderá reaproveitar o material que produziu em outra oportunidade? Foi um risco produzir além do que você costuma fazer. Mas estava empolgado e arriscou.
Correr riscos calculados envolve você procurar e avaliar alternativas para tomar decisões. Buscar reduzir as chances de erro.
Aceitar desafios moderados, com boas chances de sucesso.

QUARTA - Exigência de Qualidade e Eficiência

Um artesão, empreendedor de sucesso tem sempre a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor.
Ele não está satisfeito com o que está fazendo e melhora continuamente seus produtos, sua forma de atendimento e venda. Ele satisfaz e excede as expectativas dos clientes. Afinal o cliente é quem o motiva a fazer melhor.
E ele vai criar procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade para os seus produtos.

QUINTA - Comprometimento

Essa é uma característica que entendo que boa parte dos artesãos de sucesso tem. O Comprometimento envolve sacrifício pessoal, colaboração com os parceiros e esmero com os clientes.
O artesão de sucesso traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso. Sabe atuar em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados
E sempre coloca o relacionamento com os clientes em primeiro lugar.

SEXTA CARACTERÍSTICA - Busca de Informações

Já a busca de informações não é exatamente o que o artesão está acostumado a fazer. Mas precisa buscar sempre por informações porque isso envolve a sua atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.
O artesão, empreendedor de sucesso está sempre atento a avaliação do seu mercado. Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços e
Busca a orientação de especialistas para decidir.

SÉTIMA - Estabelecimento de Metas

Saber estabelecer objetivos que sejam claros para o seu negócio como artesão é importante. Essa é uma característica importante porque tanto em longo como em curto prazo se você tem metas a serem alcançadas vai focar todo o seu trabalho para alcançá-las.
Que tipo de metas você pode estabelecer?
Metas, objetivos que sejam desafiantes e importantes para você mesmo.
Estabelecer metas a curto, médio e longo prazos.
Metas que você consiga alcançar e que possam ser medidas, assim você consegue pontuar o resultado e manter a motivação.

OITAVA - Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Desenvolver a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O artesão empreendedor com essa característica bem trabalhada enfrenta grandes desafios, agindo por etapas.
Consegue adequar rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado.
Acompanha os seus indicadores financeiros e os leva em consideração no momento que precisa tomar uma decisão.

NONA - Persuasão e Rede de Contatos

Essa é uma característica do artesão empreendedor que engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave, que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. O artesão empreendedor precisa criar estratégias para conseguir apoio para seus projetos.
E boa parte das pessoas que podem ajudar o seu negócio pode estar na sua rede de relacionamento. Desenvolver as suas redes de contatos e construir bons relacionamentos pode ajudar você a melhorar o seu empreendimento.

DÉCIMA E ÚLTIMA - Independência e Autoconfiança

Desenvolver a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/aeeDexDqAPs
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************