Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

5 Dicas Para Você Ter Sucesso Com a Sua ONG

406 visualizações

Dicas importantes para que você possa de fato ter sucesso com as suas atividades que num primeiro momento são de impacto social.
Organizar as suas ideias e atividades para que tudo possa ter sucesso e você não fique eternamente pedindo ajuda para os parceiros, amigos e a comunidade é fundamental.
Claro que tudo isso requer uma série de conhecimentos que você ainda não tem e talvez nem saiba que precise ter.

Vamos juntos então nessas 5 dicas importantes:
1 – Conheça de fato as regras para a formalização do coletivo. Você precisa entender que existem leis que regem essa formalização. O terceiro setor é constituído basicamente de organizações que realizam o que o poder público deveria executar. Mas sabemos que muitas vezes o poder público não tem pernas e braços, também não tem conhecimento das causas e até mesmo não está se importando com a causa que você defende. Mas é ele que deveria executar e peca ao não prestar atenção nisso. Quando enfim ele percebe que está deixando de atender é possível que tenhamos algum programa dentro de uma política pública que possa atender a causa que defendemos. E é isso que precisamos prestar atenção.
Em que programas públicos federais, estaduais ou até mesmo municipais a sua causa, a causa da sua associação está inserida?
Se preparar para se adequar a esses programas e receber verbas para poder atingir as metas que você definiu é só uma parte desse trabalho todo.

2 – Além de entender é preciso tomar o controle dessas atividades todas. Elas são essencialmente administrativas, controle de documentos e atualizações que precisam sempre ser feitas.
Ter o controle de todas as ações que podem de alguma forma gerar alguma sustentabilidade financeira também precisa estar no seu dia a dia. A associação pode e deve ter ações de venda de produtos e serviços para que as contas sejam pagas.
Criar projetos que possam de alguma forma trazer verbas para a associação.
Dar autonomia para que todos os outros membros que estejam na diretoria da associação possam também ser idealizadores e gestores dessas ideias é fundamental.
Como “dono da ideia” você pode ter a tendência a centralizar e querer fazer tudo sozinho. Não dá para ser assim.

3 – Melhore aquilo que você já está fazendo.
Assim, procurar por atualização tanto para as atividades que são a missão da associação como para as atividades administrativas dela é muito importante para que você tenha sucesso.
Há várias formas de se atualizar.
Através de cursos – participando de cursos, palestras presenciais ou virtuais.
Trazendo para dentro da associação pessoas que detenham conhecimentos importantes para que possam ajudar na transferência dessas informações para a equipe.
Sempre dá prá melhorar tanto as atividades, como os projetos e também a administração da ONG.

4 – Perceba dentro das suas atividades o que de fato pode fazer com que a associação cresça.
Num primeiro momento a gente sempre tem a tendência de fazer o que manda o coração e depois a gente sai abraçando tudo o que esse coração diz: Abrace ou vai perder!
Mas não dá prá ser assim sempre!
Quais das atividades que a associação já está realizando e que tem de verdade potencial para fazer ela crescer e não só no atendimento, mas também trazendo dinheiro para que ela continue o crescimento.
Você atende crianças, jovens e idosos.
Mas ao analisar efetivamente as atividades percebe que a carência maior e o que causa maior sensibilidade às empresas patrocinadoras é o que vc realiza especificamente com os idosos.
Então foque os trabalhos com os idosos. Isso não quer dizer que vc deva abandonar os outros públicos. Mas vai focar os idosos para que as outras atividades possam também acontecer uma vez que é este trabalho – com este público específico – que traz dinheiro para a associação.

5 – Tenha a coragem para realizar tudo isso
Não é simples e as minhas palavras podem ser só palavras que podem te motivar ou não. E se você não tiver a coragem de se juntar as pessoas certas com as condições certas nada vai acontecer.
E para isso é preciso uma boa dose de coragem porque muitas vezes a gente está tão acostumado a fazer sempre do mesmo jeito, que mudar, aprender e fazer diferente pode não ser tão motivador.
Ter coragem vai dar trabalho!
Conheça as regras, tome o controle, melhore o que já está fazendo, perceba o que pode ser o principal a ser feito e tenha coragem.

Link Play List TERCEIRO SETOR
▶ https://www.youtube.com/playlist?list=PLXpiE9DG1j2eZkqTpveTqfgIBYPbNoKzH

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/siXDJB6c4ko
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************