Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

5 Passos Para Empreender com Artesanato

422 visualizações

Num país como o nosso, cheio de incertezas será que vale mesmo a pena ser artesão e empreendedor?

Passo 1 - Ter um CNPJ
Ser empreendedor não significa somente ter um CNPJ.
Abrir uma empresa para comercializar o seu produto é só a parte mais fácil de todo o processo.
Ter um CNPJ implica em formalizar um negócio que já está dando certo de alguma forma e você enxergou na formalização uma possibilidade para crescimento.
Uma artesão que tenha percebido esse caminho pode ter um CNPJ de forma muito rápida através do seu cadastro no Portal do Empreendedor como Microempreendedor Individual.
Passo 2 - Entender as responsabilidades
Junto com o CNPJ de MEI vem uma série de responsabilidades importantes. A primeira delas é nunca esquecer de pagar a única taxa mensal. Não existem outras taxas para o MEI a não ser o DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Além da responsabilidade fiscal de recolhimento do DAS você terá que começar a registrar as duas despesas, o seus custos para a realização da sua atividade.
Vc com certeza tem várias despesas por conta do trabalho que executa. Como artesão você compra matéria prima ou mesmo tem despesas para ir coletar a sua matéria prima. As despesas de compra ou com a coleta desse material para a confecção de seus produtos são custos que vc precisa saber exatamente quanto significam porque esses valores fazem parte da composição do seu preço final de venda do seu produto.
Além disso você terá a responsabilidade de separar as despesas do seu trabalho das suas despesas pessoais. A compra de supermercado que você para a sua casa não pode estar na composição do preço final do seu produto. São duas coisas separadas. Parece tudo muito difícil, mas não é quando você começa a anotar numa caderneta todas essas despesas. Com o tempo vc consegue separar uma coisa da outra. Mas é muito importante esse controle porque só assim você começa a perceber se está de fato ganhando dinheiro com o seu negócio de artesanato.
Passo 3 - Preparar o produto prá venda.
Antes de colocar o seu produto em qualquer vitrines vc PRECISA ter pensado estrategicamente sobre a qualidade e o design do que está fazendo. Até que ponto o seu produto de fato agrada? Ou ainda o que vc precisa melhorar nele para vender mais? Não é porque você está agradando os amigos e parentes que o seu produto de fato está pronto para o mercado.
É preciso entender o público que compra o seu produto. Clientes têm necessidades! E o seu cliente não é diferente. Entender isso pode te ajudar a melhorar o seu produto.
Passo 4 - Preparar a vitrine para o seu produto.
Se o que vc está produzindo já tem um público e vc quer ampliar a possibilidade de vendas precisa aumentar a sua vitrine.
E aumentar a sua vitrine significa mostrar mais o que vc está fazendo. Essa exposição pode acontecer em feiras e salões de forma presencial, mas muitas vezes pode acontecer de forma virtual também.
Ter uma página no facebook não é a mesma coisa que ter um perfil nessa plataforma e entender isso pode fazer a diferença. Ter uma página pode ser importante para vc dar visibilidade e até mesmo vender o seu produto através do facebook. Aos poucos vc vai testando a melhor forma de se colocar e ampliar as possibilidades de venda.
Passo 5 - Vender
Nem todo artesão sabe vender. Mas essa é uma habilidade que você pode desenvolver. Até porque boa parte das informações e argumentos para a venda estão nas qualidades e na forma como vc faz o seu produto. E ninguém melhor do que você para usar esses argumentos para convencer o seu cliente a levar um ou mais. A forma como vc atende abrange a atenção que vc dá ao cliente, o, preço justo que vc pratica, a forma como apresenta e embala o seu produto. Tudo isso pode fazer a diferença e o seu cliente vai perceber isso.
E todos esses passos juntos compõem o seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. É importante vc se prepara para produzir e vender cada vez mais sem perder a qualidade e a atenção ao seu cliente.
Afinal você quer viver de artesanato!



**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/MNqoM4js04g
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************