Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Existe Alguma Regra Para Dar Nome a Projetos?

23045 visualizações

Tem alguma regra para dar nome a projetos?
Enfim quais são as regras para dar nome a projetos? Fica comigo que a gente vai esclarecer isso!

A principal regra a seguir é dar um nome que de fato seja a identidade do projeto.
O que eu menos gosto é de usar a própria palavra projeto no nome dele.
Essa é uma palavra que nos coloca numa situação defensiva em relação ao que queremos realizar. Porque projeto nos dá sempre a sensação de que a ação nunca vai acontecer. Ela ainda está no papel!
Muitas vezes o projeto não precisa nascer já com um nome definido. Você pode dar um nome provisório e ter o definitivo somente depois de ter certeza do que vai realizar. O tempo e o amadurecimento da ideia acaba por nomear a ação que você vai realizar.
Mas uma dica é muito importante! Você precisa impactar logo de cara as pessoas que vão tomar contato com o projeto. Ele precisa dizer em pouquíssimas palavras exatamente o que você vai realizar. Nomes de impacto podem vender melhor o conteúdo.
No caso de espetáculos o nome está ligado ao texto que será montado. O nome do projeto acaba recebendo o nome da peça de teatro, o nome da música ou peça musical a ser executada ou ainda da coreografia no caso da dança.
Mas e se o seu projeto é uma ação social? Que nome dar à ação? O nome do projeto pode estar ligado ao nome da instituição que o realiza. Mas nem sempre o nome da instituição tem alguma ligação com o que se vai executar. Nesse caso pense em impactar as pessoas, fazer com que elas entendam o que você quer realizar.

Portanto não há uma regra definida mas algumas dicas que podem ajudar.

1 – Nomes curtos podem ser mais fáceis de memorizar. Nomes longos são mais complexos e as pessoas tendem a associar com outros produtos ou ações confundindo mais do que focando na sua ação.
2 – Cuidado, nomes já existentes também vão confundir o seu público. Procure por um nome singular. Algum nome que ninguém tenha usado ainda. Para isso você pode inclusive inventar uma nova palavra. Combine duas ou três palavras gerando uma nova. Mas preste atenção que isso precisa fazer sentido e estar lincado ao seu projeto.
3 – Tenha certeza de que o nome criado além de diferente seja pronunciável. Nada mais complicado do que tentar explicar ou soletrar um nome que ninguém entende. Se tiver que explicar, já não vale.
4 – Use as ferramentas de busca na internet para ter certeza que o nome já não está sendo usado por alguém ou por um produto. Assim você não corre o risco de concorrer ou mesmo acabar disputando judicialmente o nome.
5 – E falando nisso verifique se já não existe um domínio na internet com o nome do seu projeto. Alguém pode te acusar de “roubar” um nome que você acha que inventou.
6 – Submeta o nome a outras pessoas. Pergunte aos amigos o que eles acham do nome. Perceba com eles se está claro o significado, se faz sentido, se eles conseguem perceber sobre o que se trata o projeto. Dependendo do retorno que eles te derem, você pode ter outras ideias ou mesmo alterar o nome.

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/CrxQaS9JKHk
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************