Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Custos Fixos e Custos Variáveis no Artesanato

1287 visualizações

O que são custos fixos e custos variáveis na composição do preço do artesanato?

A maioria dos artesãos tem problemas com a composição do preço de seu produto.
É importante saber que o preço de venda é completamente diferente do preço de custo. Geralmente se faz uma conta que não corresponde à realidade. Muitos artesãos somam tudo o que gastam com a confecção do seu produto e colocam 30% em cima desse valor. Fica subentendido que está pagando todas as despesas que teve para fazer o produto e está “ganhando” 30% do valor.
Mas essa conta não é real. É preciso fazer toda essa conta na ponta do lápis para ter certeza de que não está perdendo dinheiro.
Entre os valores que você precisa considerar para chegar no valor do seu produto estão seus custos fixos e os variáveis. E precisa saber a diferença entre eles.
Os custos fazem parte do cálculo para chegar ao valor de venda do seu produto.
Vamos lá! O que são os custos fixos?
São todos os valores que independentemente de quanto você produza eles vão existir. Entre esses custos estão o Aluguel de uma sala ou espaço da sua oficina, salários com profissionais que colaboram com vc, telefone, manutenção e limpeza do seu espaço e equipamentos. Mesmo que você não produza uma única peça essas contas vc vai ter que pagar.
Já os custos variáveis são todos os valores que variam conforme a produção e a venda do produto. Entre eles está a matéria prima, comissões, luz e água. Quanto mais você produzir mais alto será o valor com essas despesas.
Esses valores deverão estar na composição do preço do seu produto para que vc consiga de fato ter lucro com o que está fazendo.
Isso vale para artesãos, pequenos, médios e grandes empreendedores.
É preciso entender que as contas precisam ser pagas e gerar lucros para todos os que estão envolvidos no empreendimento. Afinal o que vc mais quer é poder viver exclusivamente do empreendimento que vc está começando e não pagar para trabalhar!

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: https://www.elaborandoprojetos.com.br/custos-fixos-e-custos-variaveis-no-artesanato/
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************