Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Parceria – O Que é Isso?

872 visualizações

PARCERIA – O QUE É SER PARCEIRO em atividades sociais e culturais?

O que significa ser parceiro nas atividades culturais e sociais?
Fica comigo que hoje vamos esclarecer sobre parcerias e PARCERIAS!
Mesmo antes de ter um canal e falar com mais de 50 mil pessoas dos mais variados segmentos culturais e sociais já trabalhava em parceria com outros profissionais.
Ser parceiro pode significar um porção de coisas mas em geral o que alguém espera de você quando te chama para uma parceria é que vc trabalhe muito e preferencialmente de graça.
Mas há um contraponto porque isso pode ser muito legal. Afinal vc pode ser voluntário num projeto ou numa associação. Você entra com o que sabe fazer e vai aprender alguma coisa.
Isso pode ser interessante prá quem está começando uma nova profissão, uma nova atividade ou mesmo tem curiosidade sobre o que a instituição ou o projeto estão fazendo.
Você vai aprender e não existe nada de errado com isso porque as duas partes ganham. Vc porque aprende e o outro porque usa a sua experiência para beneficiar o projeto ou a instituição.
Parcerias são sempre bem vindas e acredito muito nelas. A vida inteira realizei parcerias com profissionais, empresas, instituições. Aprendi e cresci muito nesse processo.
O que não pode acontecer é vc nunca assinar um termo de compromisso entre as partes para realizar a parceria.
É importante que as partes entendam que ser parceiro é realizar uma atividade profissional onde as partes têm responsabilidades, compromissos. Cada parceiro é responsável pela execução de uma parte do projeto. Ambos os lados precisam estar alinhados e mais do que conversados sobre os benefícios e eventuais riscos. Claro que se houver ganhos financeiros ou responsabilidades financeiras isso precisa estar pactuado, escrito e assinado por todos os envolvidos.
Exemplo – Vc é um profissional e se colocou à disposição de uma associação para dar uma oficina para os beneficiários dela. A princípio é um trabalho voluntário que pode se tornar um trabalho remunerado com o passar do tempo. Os parceiros vão oferecer a oficina gratuitamente. Ninguém vai ganhar nada nesse trabalho. Mas é preciso que as partes estejam acertadas no que se refere a logística da realização. Quem vai oferecer o espaço e os materiais para realizar a oficina? Quem vai cuidar do conteúdo, de ministrar a oficina? Se um participante quebrar alguma coisa quem arca com os danos? Se isso tudo foi acertado verbalmente coloque no papel e transforme o acordo verbal num Contrato, num Termo de Compromisso. Isso vai evitar dores de cabeça no futuro.
Dor de cabeça do tipo: Eu achei que…. Eu não entendi isso… Você que tem que pagar… Eu achei que não precisava…
Num segundo exemplo se a mesma atividade envolver venda de inscrições tudo pode piorar. Parceiros podem virar inimigos quando se trata de dinheiro.
Parceria é bom, acredito nelas, mas amigos, parceiros não vão se incomodar em assinar um contrato, um termo de compromisso para que a ação possa acontecer e beneficiar um grande público.
Um parceiro que paga a conta ou trabalha para que o outro fique na sombra se beneficiando sem se responsabilizar por nada pode ser um mau negócio.
Pense bem com quais parceiros vc quer de verdade seguir viagem!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/P6OfvpjEcmQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************