Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Agenda 21 nas Escolas

1278 visualizações

Você é professor e está com dificuldades de entender e falar de sustentabilidade em sala de aula?
E se você usar como guia a Agenda 21?

Desde a virada do século os governantes e a sociedade civil organizada, em todo o planeta, tem se preocupado com as questões da qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.
Ecologia e meio ambiente passam a ser preocupações e a sociedade civil precisa conhecer o que vem sendo preparado desde a instituição da Agenda 21.

A Agenda21 nasceu em 1992 durante a ECO92. A Agenda21 é uma série de ações e metas que todos os países e suas comunidades precisam realizar pensando na sobrevivência da humanidade.

Claro que depois daquele encontro de 1992 e depois da Agenda 21 outros documentos nasceram. Os ODM e depois ODS e a agenda 2030.
Não se assuste, vou deixar os links desses documentos todos para você - que é professor ou educador e precisa entender tudo isso para aplicar em sua comunidade.

Junto com esses documentos nasceram várias decisões e programas e é necessário se formar novos cidadãos.
E é na escola ou nas pequenas comunidades que todos temos obrigação de fazer com que esse cidadão possa pensar e agir para a melhoria da sua vida e a vida da sociedade.

Pensando nisso e para dar suporte em sala de aula o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Educação prepararam cartilhas e instruções para professores e educadores.

A Agenda 21 Local é excelente instrumento para o planejamento participativo pois através dela conseguimos que a comunidade possa expressar a sua visão da sociedade.
Propicia que gestores públicos possam receber demandas de forma mais organizada para deixar às futuras gerações possibilidades de conviver em um mundo equilibrado, saudável e com justiça social.
Não basta ler e saber usar. É importante a participação efetiva de todos os atores sociais, para que cada um se reconheça na Agenda e a utilizem como argumento para a construção.

O professor ou educador que quiser fazer diferente em sala de aula poderá usar a Agenda 21 como “desculpa" para passar os seus conteúdos.
Há orientações básicas que podem ser usadas nas cadeiras de história, geografia, português, matemática, no ensino básico fundamental, ensino médio ou mesmo no universitário.

Construir uma sociedade preocupada com a qualidade de vida no planeta passa pelas salas de aula e melhoria constante em nossas casas.

MMA
http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/FormandoComVida.pdf

MEC
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao7.pdf

MME
http://www.mma.gov.br/destaques/item/723

ODS
http://www.estrategiaods.org.br/

ODM
http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio

AGENDA 2030
https://nacoesunidas.org/tema/agenda2030/


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/OiJQj5DTRaE
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************