Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Mercado de Arte?

840 visualizações

Mercado de Arte - o que vem a ser isso?
Vc pinta ou é escultor? Quer suas obras nas grandes galerias? Como funciona isso?

Ser artista das artes visuais muitas vezes implica em vender obras. E acho que é muito difícil para o artista que pinta ou mesmo é escultor fazer o preço de sua obra. A maioria dos artista não é nem um pouco empreendedor e até mesmo acha que sua obra não é um produto que deva estar sendo comercializado.
Participar de feiras, exposições, salões de arte e mesmo ter algum vínculo com uma galeria de arte significa para o artista que ele vai ter que se vender. E pronto está feita toda a confusão.
Não quero que o artista vire um comerciante e tão pouco que ele deixe de executar obras para sair vendendo, mas é inevitável que a obra precisa ser colocada no mercado de alguma forma.
Entender esse mercado de arte pode ser o primeiro passo para que o artista possa de fato começar a ter algum reconhecimento.
E a primeira etapa é encontrar a sua tribo. A que tribo vc pertence? Aos pintores impressionistas? Aos surrealistas? Aos colagistas? Aos escultores? Que tipo de arte vc está fazendo? Quando vc se junta aos seus semelhantes começa a entender melhor o caminho que vc deve trilhar para conseguir chegar ao mercado de arte.
Estar numa tribo, encontrar os seus iguais pode parecer estranho para os artistas. Muitos podem até achar que se juntar a gente que faz o mesmo pode significar uma concorrência desleal. Mas de fato não é quando o artista percebe que pode trocar experiências, aprimorar a sua técnica ou mesmo compartilhar o que sabe com quem está começando. Todos têm muito a ganhar quando estão em coletivo.
Um coletivo terá acesso mais fácil a mídia, a oportunidades em salões e exposições. Um ajuda o outro a alcançar o mercado e todos juntos podem trazer reconhecimento e todos ganham.
Mas claro que vc pode ir sozinho e isso significa batalhar sozinho para chegar a uma galeria que vai colocar a sua obra no mercado. E ir sozinho com a cara e a coragem pode fazer o caminho ficar um tanto quanto mais lento. Mas não é impossível!
Para ir sozinho vc precisa ter um planejamento para saber abordar quem interessa e apresentar o seu trabalho. Vai precisar preparar um portfólio até porque muitas vezes não dá para carregar suas obras junto com vc. Muitas vezes ter um site ou um perfil ou página no facebook pode ajudar vc a se apresentar para esse mercado.
Saber o que dizer é importante. O que dizer, como e quando dizer. Há artista que se encontram em eventos com potenciais compradores mas têm medo de abordá-los com medo do que dizer. Portanto é necessário se preparar para poder abordar e "se vender".
Uma coisa que é bom se saber é que o mercado de arte é feito de pessoas que compram essa arte. São os amantes e muitas vezes colecionadores de obras de arte. Esse é um mercado que no Brasil chega a um bilhão de reais / ano. E poderia ser maior. Quando a obra de um artista cai no agrado de um colecionador tudo pode ficar mais fácil OU não. Mesmo que alguém queira colecionar as obras de um artista, se ele for desconhecido existe um caminho a ser percorrido para o reconhecimento do artista de uma forma regional, nacional ou mesmo internacional. Quem coleciona dificilmente vai colecionar alguma coisa que não tenha valor. Valor e não preço! São duas coisas diferentes.
Muitas vezes o reconhecimento não vem pela técnica, pela obra, pelas cores impressas na obra. Muitas vezes o reconhecimento vem pela história do artista. É o conjunto do que ele é e do que ele faz que pode dar à obra uma qualidade ímpar e única.
Entender e estar no mercado de arte requer especialistas. Especialistas que possam discernir o bom trabalho do trabalho comum, que possam descobrir na história e na obra do artista o que de fato importa e o faz diferente do que existe no mercado.
Há galerias de todos os tipos. Como em qualquer atividade, existem os bons e os maus profissionais.
E o próprio mercado se encarrega de nos mostrar os melhores.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Mh8uEa-0CdQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************