Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Alterar o Projeto de Pessoa Física para Pessoa Jurídica

368 visualizações

Comecei a inscrever meu projeto na lei federal como pessoa física!
Posso alterar depois para pessoa jurídica?
Fica comigo

Muitas vezes a gente está começando, está engatinhando nessa coisa de escrever projeto para as leis de incentivo e se apega a detalhes muito importantes.
Na ânsia de começar logo a gente já sai inscrevendo projetos em todas as leis como pessoa física até porque não tem um CNPJ ainda. Está pensando se vai ou não abrir uma produtora, se vai ser MEI, ou qual o melhor caminho para a formalização.
Se vc está nessa condição sugiro que defina antes quem é você?
Vc é pessoa física e não tem nenhum interesse na formalização? Quer continuar como um profissional independente?
Eu particularmente acho importante a formalização. É muito comum o artista se deparar com problemas para a sua contratação ou mesmo para recebimento de cachês. Mesmo que vc não queira se tornar uma grande produtora é necessário pensar que é importante se formalizar até para poder receber de forma mais tranquila e não ficar dependendo de outras pessoas para um simples cachê.
E inscrever projetos em leis de incentivo como pessoa física é perfeitamente possível. Mas o problema começa somente quando vc vai captar recursos.
É muito comum patrocinadores preferirem investir em pessoas jurídicas e não em pessoas físicas.
Mas vc ainda está relutante e quer inscrever rapidamente o seu projeto numa lei de incentivo para poder participar de um edital ou mesmo poder viabilizar a ideia com um patrocinador amigo.
É importante saber que algumas leis não permitem a troca de proponente no meio do caminho. Se vc inscreveu um projeto como pessoa física vai ter que finalizar ele como pessoa física.
A Lei Federal – a Lei Rouanet – até permite a troca de proponentes, mas eu não aconselho. Isso demonstra – logo de cara – para os técnicos que o seu planejamento não foi o mais adequado. Então ponto negativo prá vc. E mesmo que vc peça a alteração existem regras rígidas para essa troca e você ainda corre o risco de não ter a solicitação aprovado.
Então… Preste muita atenção e planeje muito bem o projeto antes de sair decidindo onde e como inscrevê-lo em leis de incentivo.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/ax43FqED7uM
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************