Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Funarte e Programa de Fomento à Ópera

223 visualizações

FUNARTE LANÇA PROGRAMA INÉDITO DE APOIO À ÓPERA
ÓPERA? PORQUE APOIAR?
Fica comigo!

É bom que se saiba que o gênero operístico que poucas pessoas valorizam e chegam até a dizer que está em extinção, ainda está vivo e muito vivo.
Claro que no Brasil é um segmento pouco valorizado pelo poder público. Acredita-se que não há público para óperas no país.
Mas se vc é um admirador do gênero sabe que isso não é verdade. Os ingressos são disputadíssimos para qualquer ópera que seja montada.
Moro em SP e curto ópera desde a adolescência quando aprendi a gostar levada pelas mãos de um colega de sala de aula, meu contemporâneo e que hoje é um dos nomes mais respeitados no Brasil na regência e montagens operísticas.
Mas não estou aqui para dizer que gosto de ópera mas para falar do Programa inédito de apoio à esse gênero lançado pelo Presidente da FUNARTE em encontro com várias personalidades da área.
Segundo a notícia serão investidos 3 milhões de reais – cá entre nós um valor irrisório, mas melhor qualquer coisa do que nada.
Segundo a própria FUNARTE – A finalidade do programa é estabelecer as linhas gerais que nortearão a implantação de uma política pública específica para o fomento à cadeia produtiva da ópera no Brasil, a partir da experiência acumulada em discussões e reflexões ocorridas em diferentes eventos promovidos por instituições oficiais e da sociedade civil, profissionais e acadêmicas, ligadas à ópera nos últimos anos. E, ainda, apresentar propostas para linhas de ações para diferentes áreas da produção operística no Brasil após o encontro com os parceiros institucionais.
Um dos principais objetivos é difundir a arte lírica, a ópera, seus subgêneros e a música clássica para a população brasileira, em especial, para os grupos sociais com pouco ou nenhum acesso a tal manifestação artística; ampliar o oferecimento de eventos operísticos em nível nacional; fomentar a cadeia produtiva da ópera, atrair investimentos, gerar emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país; promover a integração e o intercâmbio cultural das diversas regiões do país, fazendo circular as produções locais; promover políticas públicas anuais para apoiar a cadeia produtiva da ópera, e apoiar a produção de espetáculos e eventos em diversas regiões do país, dentre outros.
Fico feliz com a iniciativa e espero que DE VERDADE seja a semente de um programa que cresça ao longo dos próximos anos. Durante os últimos 20 anos raras foram as iniciativas de levar o gênero a escolas. Conheço algumas iniciativas interessantes de produtores com trabalhos de educação premiados, mas nunca um programa como esse pensado pela FUNARTE.
Só que vão perceber que para fazer tudo o que está sendo prometido com o programa a verba que está sendo investida não vai dar.
É isso!

▶ http://www.funarte.gov.br/musica/funarte-anuncia-programa-nacional-de-apoio-a-opera/

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/_089S11JV9g
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************