Elaborando Projetos Sociais e Culturais

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Associação Comercial, Empresarial e Industrial x Proponente

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ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, EMPRESARIAL E INDUSTRIAL pode apresentar projetos culturais e se valer das leis de incentivo?

Uma associação comercial, empresarial e ou industrial tem como foco o fomento aos trabalhos e desenvolvimento desses segmentos. Tem que estar sempre pensando melhores formas de atuação e melhorias para os empreendedores e empresários tanto do comércio como da indústria. Os objetivos dessas associações - que são instituições do terceiro setor - estão intimamente ligados aos negócios. Eventualmente as associações empresariais elas articulam a realização de festas, congressos, seminários em seus municípios.
Entre as festas estão com regularidade as festas de datas comemorativas como dia das mães, dos namorados, das crianças e claro o Natal.
Entre os congressos e seminários as capacitaçòes específicas para os membros associados.
As associações costumam inclusive patrocinar a iluminação e decoração natalina das cidades ou bairros onde estão instaladas.
Apesar desse envolvimento com essas festividades elas raramente têm atuação cultural ou mesmo social. Muitas vezes as ações culturais e sociais estão previstas em seus estatutos mas as ações que realizam tem cunho comercial. Visam lucro ou benefícios diretos para seus associados.
Mas como os seus gestores são comumente empresários e toda a existência dessas organizações ao longo dos tempos sempre foi o de fortalecer e dar melhores condições de trabalho a seus associados é claro que sempre são eles os privilegiados com as atividades da associação.
Infelizmente é muito difícil uma associação comercial conseguir aprovação de um projeto que tenha como foco o fomento à cultura uma vez que esse não é em primeira instância a sua atuação e tão pouco ela constrói um portfólio com realizações de fomento à cultura.
Mas uma coisa que essas associações poderiam fazer é entender um pouco como acontecem os projetos culturais e sociais, entender o mecanismo das leis de incentivo e levar essa informação para os seus associados e ser a ponte entre projetos, proponentes e patrocinadores. Esse papel cabe como uma luva para associações de empresas e empresários se os seus gestores se empenharem na capacitação tanto para os membros da administração da associação como para os membros associados.

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