Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Briga de Mario Frias e Gilson Machado

590 visualizações

Mario Frias x Gilson Machado protagonizam briga à frente do presidente. Mas o que aconteceu e o que anda acontecendo na Secretaria Especial de cultura?
Este é o nosso assunto de hoje!
No último dia 15 de setembro em meio a reunião chamada pelo presidente da república o ministro do Turismo, Gilson Machado, e o secretário da Cultura do governo federal, Mário Frias, não se entenderam.
A Secretaria Especial de Cultura está sob o guarda-chuva do Ministério do Turismo.
Acredito mesmo que a cultura brasileira precisaria de uma pasta em nível de ministério e de forma exclusiva tendo em vista a complexidade do tema.
Mas o governo federal não entende assim e a cultura não tem sido levada em consideração nestes últimos anos.
Tudo o que foi construído nas últimas décadas tem sido desmontado.
De acordo com notícias no portal UOL e mídias sociais – na reunião, o Ministro Gilson Machado deu sua visão sobre a Secretaria Especial de Cultura.
O que será que ele disse? Porque na sequência, Mario resolveu se posicionar. Ele demonstrou incômodo com a falta de autonomia para tomar decisões. E pediu maior autoridade para escolher os rumos da secretária.
O Ministro do Turismo não está nada confortável com a direção da cultura no momento.
O que sabemos é que o Secretário Mario Frias, publicou edital no dia 1º de outubro, para selecionar às pressas as entidades associativas de setores culturais e artísticos para compor a (CNIC). A CNIC é quem decide sobre os projetos a serem subsidiados pela Lei Rouanet. Frias foi denunciado ao Tribunal de Contas da União (TCU) por operar a lei em expressa irregularidade, sem a presença de uma comissão nacional (que foi recentemente totalmente desarticulada e com as decisões centralizadas numa única figura arrivista e messiânica, Sr. Capitão André Porciuncula.
Segundo o edital publicado, o processo de habilitação de entidades para integrar a CNIC começa neste dia 1º de outubro e vai até o dia 11 de outubro, o que revela pressa e evidente falta de preparo da secretaria comandada por Frias. Curioso é que, neste mesmo dia o Ministério do Turismo, ao qual a secretaria de Frias é subordinada, publicou a Portaria 31, na qual estabelece metas para a avaliação de desempenho no âmbito do Ministério do Turismo. Nessa portaria, está previsto que Frias terá que realizar ao menos 12 reuniões da CNIC no biênio 2020/2021, daí a pressa.
Frias e o ministro do Turismo, Gilson Machado, estão de fato em rota de colisão. Embora seja um solícito militante bolsonarista, Machado se incomodou com as ilegalidades que vêm sendo operadas na Secretaria Especial de Cultura. Mesmo um decreto deste próprio governo (o decreto 10.755, de julho de 2021) prevê a formação da Comissão Nacional, o que vinha sendo desobedecido pela gestão atual.
No dia 9 de setembro, Frias e André Porciuncula tiveram R$ 4,6 milhões do Fundo Nacional de Cultura liberados para uma obscura rubrica chamada Casinha Games, cujo projeto não existe e que Machado terá de rebolar para explicar ao Congresso Nacional, ao qual foi convocado. Além disso, os secretários Frias e Porciuncula já respondem a mais de 80 processos que vão desde acusações de assédio à desvirtuação das posturas republicanas que devem nortear a política de estímulo e incentivo da União.
É importante ainda saber também que o secretário quer se candidatar a deputado nas próximas eleições. Junto com ele se candidatarão o Sr. André Porciuncula e o Sr. Sérgio Camargo. Prestemos atenção nessas candidaturas e suas campanhas que claro não serão pautadas na cultura brasileira!
Ah! E ainda tem mais…
O Sr. Capitão Porciuncula, responsável pela SEFIC está preparando uma portaria para que projetos aprovados na lei federal sejam proibidos de exigir o “passaporte da vacina”.
Muita inconsequência junta em tão pouco tempo! Que mundo é esse?
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/jvyD_h-sS5g
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************