Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Cantores Consagrados Precisam da Lei Rouanet?

1399 visualizações

Cantores consagrados precisam da lei Rouanet?
Vamos falar sobre essa polêmica?

Todo cidadão brasileiro que realize e tenha como comprovar competência de execução de projetos culturais pode apresentar projetos na Lei Rouanet. Não existe uma proibição declarada. E ter o projeto aprovado na Lei Rouanet não significa que ele está automaticamente com verbas para ser realizado. Seria muito bom se isso fosse verdade!

Claro que ao longo desses mais de vinte anos da Lei algumas distorções ocorreram e muitas empresas passaram a usar a Lei como uma forma de realizar o seu marketing.
Se questiona muito inclusive a concentração de projetos aprovados e viabilizados principalmente na Região SUDESTE. Parece que o Brasil está centrado no eixo Rio-São Paulo.
É uma briga constante, mas como não existia até então nenhuma forma de facilitar ou beneficiar os pequenos produtores ou mesmo os artistas NÃO TÃO consagrados as empresas e muitos grandes produtores foram se beneficiando.

Mais recentemente projetos com os nomes de Luan Santana, Gal Costa, Cláudia Leite e Ivete Sangalo que foram aprovados pelo Ministério da Cultura receberam um bombardeio não tão positivo da mídia e nas redes sociais.
O que acabou acontecendo com os projetos? Os artistas ou seus proponentes desistiram deles. Principalmente porque ficou muito difícil de viabilizar as ações! As empresas passaram a não querer aliar suas marcas a projetos tão mau vistos pela mídia.

A nova instrução normativa está tentando corrigir essas distorções. Assim projetos que tenham um potencial comercial deverão ser analisados de uma forma diferente pelo Ministério.
E outra inovação que a IN traz é possibilitar valores e porcentagens diferentes para projetos realizados integralmente nas regiões NORTE, NORDESTE e CENTRO-OESTE.

Essas providências vão resolver todos os problemas? Não tenho certeza, mas sei que o Ministério da Cultura está atento e tentando resolver para que os pobres mortais artistas e proponentes consigam realizar seus projetos com a Lei Rouanet.
E lembrando que a Lei Rouanet não dá dinheiro prá ninguém. Ela autoriza o proponente - responsável pelo projeto - ir ao mercado e buscar o IR das empresas de lucro real.

É isso…


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/DcfdXUxSQHc
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************